![]() |
Engenharia do Trabalho na Veiga |
Entre os dias 4 e 5 de setembro, na Universidade Veiga de Almeida (UVA), campus Cabo Frio, acontecerá o I Simpósio de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente – QSMS. No primeiro dia, o simpósio começará a partir das 19h, no Auditório principal da universidade. Já na quinta-feira, será em dois horários, das 8h às 10h, e na parte da tarde, das 16h às 18h.
A coordenadora dos cursos de Engenharia, professora Luciana Pinheiro, lembra que a Engenharia do Trabalho ainda é recente no Brasil, fomentada a partir da década de 70, o que pode “explicar” a cultura de falta de prevenção de acidentes que ainda persiste. “Há resistência tanto por parte do empregador, quando do trabalhador. Enquanto as empresas burlam o sistema, subnotificando os acidentes que ocorrem (apesar da notificação ser compulsória), o trabalhador alega que não consegue se adaptar às normas, especialmente ao uso de EPIs (equipamentos de proteção individual)”, observa. Luciana lembra, ainda, que falta uma fiscalização mais intensa. “Ao contrário de investigar o por quê os acidentes ocorrem, deveria se implantar uma cultura de prevenção. A maioria dos acidentes ocorre por negligência”, ressalta.
A ideia dos cursos de Engeharia é que o Simpósio seja referência na programação do segundo semestre. “É na academia que podemos iniciar uma mudança cultural, pois estamos formando os profissionais que estarão na linha de frende das empresas. O diálogo entre a teoria e a prática é mais do que necessário”, ressalta a professora, lembrando que a responsabilidade do curso torna-se ainda maior, pois a qualidade da formação da Universidade Veiga de Almeida atestada pelo Ministério da Educação está entre as melhores do Brasil. Na última avaliação do MEC, o curso de Engenharia de Produção obteve a nota quatro (a máxima é cinco).
Programação
A abertura do Simpósio está marcada para esta quarta-feira, 4, a partir das 19h, no auditório principal. Em seguida, professores com experiência em diferentes áreas do conhecimento falarão sobre Seguraça, Meio Ambiente e Saúde do Trabalhador (SMS) nas organizações. O público será surpreendido com uma sessão de ginástica laboral, coordenada por alunos do curso de Educação Física. Representantes do Inea e do Ministério do Trabalho já confirmaram presença.
Na quinta-feira, 5, nos períodos da manhã (das 8h às 10h) e da tarde (das 16h às 18h), uma série de oficinas será realizada simultaneamente. Cada assunto terá no máximo 30 participantes, que receberão certificado valendo cinco horas de atividades. Pela manhã, serão abordados assuntos como fisioterapia do trabalho, motivação do trabalho, primeiros-socorros, ergonomia e sustentabilidade, EPIs e atividades físicas. À tarde, alguns assuntos se repetem, além de energia e trabalhador, mapa de risco e direitos do trabalhador. A inscrição será realizada antes do início do curso e o participante pode fazer até duas oficinas.
À noite, a partir das 19h, os alunos apresentarão trabalhos desenvolvidos na academia sobre estresse no trabalho, seguido de uma mesa redonda sobre o tema em questão. Durante todo o evento, trabalhos desenvolvidos por alunos sobre NRs (Normas Regulamentadoras) serão apresentados no hall do auditório. Participam a atividade os cursos de Direito, Educação Fisica, Enfermagem, Engenharia (Ambiental, Civil e de Produção), Fisioterapia, Gestão Ambiental, Negócios Imobiliários, Psicologia e Serviço Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário