A Praça Hermógenes Freire da Costa no centro de São Pedro da Aldeia vai ser totalmente reformada. Além da reestruturação do espaço, a praça terá a construção de um centro de eventos no local. As verbas utilizadas para a revitalização foram resgatadas pela Secretaria Especial de Projetos, através de convênios celebrados em 2011, com o Governo Federal, por meio do Ministério de Turismo.
De acordo com a Secretária de Projetos Cláudia Magalhães, o resgate dos valores celebrados foi uma determinação do Prefeito Cláudio Chumbinho. “Conseguimos resgatar diversos convênios de 2011, junto ao Governo Federal. As obras de reforma e estruturação da Praça e construção do centro de eventos ficaram em torno de R$ 608.824,69”, afirmou a Secretária, que ainda justificou o atraso no início das obras.
- As empresas que venceram as licitações são de fora da cidade. A Prefeitura fechou as licitações para que as obras começassem logo em seguida, vamos notificar as empresas e se não houver andamento as licitações serão canceladas e outras serão realizadas - disse.
Antes das obras de revitalização, a secretaria de Urbanismo realizou junto à população uma pesquisa de uso da Praça Hermógenes Freire da Costa. Foram abordados temas como a aprovação da pista de skate, a troca de pisos e a frequência com a qual os moradores vão a praça. A revitalização da praça compreende a troca total do piso, substituindo o azulejo, por pedras portuguesas brancas, já que o material atual não é indicado para espaços de grande circulação, o mesmo está quebrado e em estado irreversível. O material que será colocado apresenta maior durabilidade para pisos de praças. O projeto prevê ainda a ampliação das rampas de acesso, colocação de novos canteiros, árvores de porte médio, postes decorativos e lixeiras recicláveis. O lago artificial localizado no centro da praça, será aterrado e transformado em um novo playground, cercado de árvores e grades de proteção.
De acordo com a subsecretária de Urbanismo, Lis Valladares, o projeto vai respeitar o ambiente natural da cidade.
- O projeto ideal para a população é aquele que respeita o ambiente natural. O lago existente não condiz com o ambiente em que se situa. Afinal, temos uma laguna natural e não há razão para se construir um lago artificial no meio da praça, virando as costas para esta riqueza natural que é a Lagoa de Araruama. Os gastos para a manutenção do lago vão contra os ideais da política atual, que prega por soluções sustentáveis, sem desperdício de verba pública. Aterraremos a área do lago e vamos manter as grades de proteção, além do plantio de árvores que gerarão sombra e conforto. As crianças, maiores usuárias da praça, que hoje tem apenas uma área de playground, após a revitalização terão um novo espaço para se divertir - afirmou Lis.
Além da revitalização, a Praça Hermógenes Freire da Costa, vai ganhar também um centro de eventos. O projeto prevê um novo deck de madeira, respeitando as questões ambientais, já que o material utilizado não caracteriza construção fixa. O desenho do deck vai abraçar o novo anfiteatro que será construído na praça. O madeiramento vai se estender até o moinho, encontrando o fim da passarela e fechando o sistema de circulação e acesso para todos os cantos da praça. Um palco de 200m² também será feito, para apresentações culturais no município.
Uma pista de skate também vai compor a nova área de lazer disponibilizada para a população. A pista, que será construída dentro dos padrões tricks, será localizada no fim do corredor e será usada pelos praticantes do esporte, sem gerar conflitos com os demais usuários da praça. O projeto da pista contou com a participação e auxílio dos atletas locais da modalidade.
O TEMPO Q VAI REFORMAR PRAÇA TEM Q FAZER OBRAS NOS BAIRROS Q ESTAO ABANDONADOS ESGOTOS A CEU ABERTO, ESCURIDAO, MUITO MATO , LAMA ETC,,,,,
ResponderExcluir