Ana Lúcia de Oliveira
No sábado, dia 31, o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, vai participar da abertura da 10ª Semana do Peixe de Cabo Frio. O lançamento do evento, que vai de 1º a 15 de setembro, em todo o país, será às 11 horas, no Mercado Municipal do Peixe, na Avenida Wilson Mendes.
![]() |
Ministro Marcelo Crivella / Divulgação |
A Semana do Peixe completa dez anos em 2013 e é mais um estímulo ao consumo de pescado no Brasil. De acordo com o ministro Marcelo Crivella, em entrevista ao vivo, no Programa Bom Dia Litoral, de Ademilton Ferreira, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de melhorar a alimentação e de consumir mais peixe.
"Em pesquisas, temos observado que o brasileiro consome pouco peixe. Em algumas regiões, apenas nove quilos por ano. A Semana do Peixe tem crescido, cada vez mais, em todo o país, por causa da adesão adesão de supermercados, escolas, feiras livres, bares, hotéis, restaurantes e até mesmo de grupo de amigos e familiares", disse o ministro.
No ano passado, conforme avaliação do Ministério da Pesca e Aquicultura, o consumo de pescado durante o evento aumentou 20% e o preço do pescado baixou 24%, para alegria dos consumidores. A 10ª edição do evento vai contar com 93 restaurantes populares e 136 cozinhas comunitárias em atividade no País, frequentados diariamente por milhares de brasileiros. Todos estes estabelecimentos vão fixar cartazes e distribuir cartilhas da campanha. Essa participação é resultado de uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura e o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome).
A iniciativa é positiva para a saúde dos brasileiros. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que as pessoas devam consumir pelo menos 12 kg de pescado por ano. Entretanto, os brasileiros consomem apenas 9 kg. No mundo, a média chega a 17 kg por ano por pessoa, o que explica o peixe ser a principal proteína animal do mercado internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário