quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cerimônia de entrega de "Bilhete Único Universitário" será neste sábado em Maricá

Cartão será para alunos de faculdade

Neste sábado, 31 de agosto, serão entregues mais 430 cartões do programa municipal “Bilhete Único Universitário” em Maricá. Ao todo, serão 1.500 alunos de faculdades e de cursos técnicos beneficiados pela iniciativa que garante o transporte gratuito nos deslocamentos para as aulas. A cerimônia acontece às 9h, no Centro Educacional Municipal Joana Benedicta Rangel, no Centro. A entrega dos cartões prosseguirá até 12h. 

Criado pela prefeitura em 2012 e administrado pela secretaria municipal de Assistência Social, o programa facilita o deslocamento dos estudantes para instituições de fora da cidade por meio da distribuição de cartões Riocard, que são recarregados mensalmente com créditos de até R$ 217,80 para cada usuário. Com o "Bilhete Único Universitário" de Maricá, duas passagens no intervalo de até duas horas e trinta minutos custam apenas R$ 4,95 – desde que uma delas seja em transporte municipal. O programa substituiu os antigos ônibus do transporte universitário que foram extintos pela prefeitura.

Os novos usuários participaram de um cadastramento realizado em abril pela secretaria e os cartões serão entregues já com o crédito relativo ao primeiro mês e liberados para uso. De acordo com as diretrizes do programa, os cartões são intransferíveis e exclusivamente para estudantes de faculdades e de cursos técnicos que moram em Maricá.

Usuários foram retirados do programa por uso indevido 

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa, 85 usuários foram retirados do programa por uso indevido do benefício ou não comparecimento à secretaria para o recadastramento dos cartões. “Realizamos um levantamento periódico do histórico de uso do Bilhete Único Universitário e excluímos usuários que não utilizam o beneficio adequadamente. Um aluno, por exemplo, estava utilizando o saldo do cartão para deslocamentos entre o Rio de Janeiro e Duque de Caxias”, revelou a secretária.

Laura também ressalta que o sistema do Bilhete Único, administrado pela Fetranspor, só permite a utilização de um CPF por cartão. “Os estudantes que já tinham o Bilhete Único e não cancelaram o antigo cartão também foram excluídos do programa municipal”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário