quinta-feira, 25 de abril de 2013

Instituto Internacional de Pesquisas XMAR chega a São Pedro da Aldeia


Por meio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, o Instituto Internacional de Pesquisas XMAR vai se instalar no município aldeense. O complexo internacional abrigará espaços diferentes. Dividido em dois pavimentos, contará com diversos centros de pesquisa, estudos e 25 laboratórios (de nível II e III de segurança, biometria e filmagem). O Instituto tem como finalidade, desenvolver investigações científicas em ambientes marinho, para estruturar e operar um sistema de gestão ambiental local e global.  Os moldes de construção serão semelhantes aos do Oceanário de Lisboa. A previsão de entrega da área é de dois anos. Todo o projeto arquitetônico será assinado por Caíque Niemeyer, bisneto do saudoso Oscar Niemeyer. Em visita a São Pedro da Aldeia, Caíque Niemeyer sobrevoou a cidade, acompanhado do prefeito Cláudio Chumbinho, que recepcionou o arquiteto.

No mesmo complexo, uma biblioteca, um museu marinho e do pescador, auditórios para palestras e um centro gastronômico serão construídos. Cerca de quatro aquários do instituto vão expor a flora e fauna marinha, apresentando para os visitantes o maior número possível de espécies do eco-sistema marinho.
De acordo com o presidente do IPXMAR, André Reisinger, a chegada do Instituto a São Pedro da Aldeia movimentará o mercado de trabalho da cidade. Os empregos gerados pela construção serão ocupados por moradores locais.
“Vamos capacitar os moradores de São Pedro da Aldeia para que possam ocupar os cargos na construção. Vamos alavancar o mercado de trabalho, já que uma das nossas exigências é que 90% da mão de obra dos profissionais more na cidade há mais de três anos”, afirmou o presidente.

Na parte sócio-educacional, o Instituto contará com tratamento de crianças especiais, com desenvolvimento de atividades psicomotoras. Curso de Pós Graduação, de Mestrado e Doutorado serão ministrados no local, em parceria com universidades locais e de outros estados. Além disso, programas de estudo, pesquisas e projetos voltados para a área cultural serão realizados, como o teatro marítimo.

 Toda a segurança do complexo será israelense. Os locais serão monitorados, com segurança de nível I, determinada pelas normas internacionais. A segurança contará também com uma torre de monitoramento, com equipes que vão acompanhar as ações realizadas na Lagoa Araruama, para a preservação de espécies. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário