segunda-feira, 15 de abril de 2013

Campanha Nacional de Vacinação contragripe começa nesta segunda


Mulheres que acabaram de dar à luz foram incluídas na campanha. Cabo Frio espera vacinar 32.000 pessoas


Começa nesta segunda-feira, dia 15 de abril, a 15ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe). Em Cabo Frio, serão mobilizados 34 postos de saúde e a meta é vacinar  cerca de 32.000 pessoas. A campanha vai até dia 26 de abril, sendo sábado, 20, o dia de mobilização nacional. Em 2012, Cabo Frio vacinou 29.076 pessoas, atingindo 94,08% de cobertura. Os postos de saúde irão funcionar normalmente de 8h às 17h, inclusive no sábado, dia da mobilização nacional.

A campanha deste ano tem o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Serão vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de dois anos, gestantes, profissionais de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e mulheres no período pós-parto (até 45 dias), que este ano também foram incluídas no público alvo da campanha.

- A inclusão das mulheres que acabaram de dar à luz é importante pois protege também os recém-natos, que ainda não podem ser vacinados – esclarece a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, Patrícia da Costa Freitas.
Os doentes crônicos poderão receber a imunização em qualquer posto de saúde, mas precisam estar atentos, já que precisam apresentar uma prescrição médica para receber a dose da vacina. A campanha deste ano vai imunizar contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circularam no último inverno: A/H1N1 (gripe suína); A/H3N2 e influenza B.

- A gripe é uma doença simples na maioria dos casos, mas que pode evoluir para formas muito graves, principalmente em gestantes, crianças e idosos. Por isso a vacinação é tão importante – alerta Patrícia.

O imunizante deve ser tomado todos os anos. A escolha do outono para a aplicação é estratégica, pois a vacina precisa de duas semanas para induzir alguma proteção e de quatro a seis semanas para que a máxima proteção seja alcançada. Como o inverno é período de maior circulação do vírus, tomando a vacina com a antecedência recomendada garante-se máxima proteção no período de maior circulação do vírus influenza.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral. Os sintomas costumam ser semelhantes aos do resfriado ou de outras doenças infecciosas causadas por outros vírus e bactérias e se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e dor de cabeça.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação é a forma mais eficaz para prevenir a gripe e suas complicações. A cada ano, mais de 150 milhões de pessoas são vacinadas contra gripe em países de todo o mundo, entre eles o Brasil. Provocada pelo vírus Influenza, a gripe ataca todos os anos entre 10 e 20% da população do planeta – algo em torno de 600 milhões de pessoas. Se não for tratada, pode gerar complicações que provocam entre 250 mil e 500 mil mortes por ano e milhões de internações. As complicações mais comuns são pneumonia, infecção no ouvido (otite) e inflamação nos brônquios (bronquite).

Contra-indicação - As únicas contra-indicações são a alergia aos componentes da vacina, principalmente à proteína do ovo, e os portadores de doenças neurológicas em atividade. Vale ressaltar que pessoas que podem comer ovo frito, pão, bolo ou macarrão não têm essa alergia. Quem estiver com gripe ou apresentado estado febril ou sintomas de dengue, o recomendado é esperar melhorar, para depois se vacinar.

Doenças Crônicas e outras condições clínicas que permitem avacinação:
Doenças Respiratórias Crônicas: asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, bronquiectasia, fibrose cística, doenças intersticiais do pulmão, displasia broncopulmonar, hipertensão arterial pulmonar e crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doenças Cardíacas Crônicas: doença cardíaca congênita, hipertensão arterial sistêmica com comorbidade, doença cardíaca isquêmica e insuficiência cardíaca.

Doenças Renais Crônicas: doença renal nos estágios 3, 4 e 5, doença nefrótica e paciente em diálise.

Doenças Hepáticas Crônicas: atresia biliar, hepatites crônicas e cirrose.

Doenças Neurológicas Crônicas: condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica. Nesses casos, considerar as necessidades clínicas individuais de pacientes, como AVC, paralisia cerebral, escleroses múltiplas e condições similares.

Diabetes: tipo I e II, em uso de medicamentos.

Imunossupressão: imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos.

Obesidade Grau III

Transplantados: órgãos sólidos e medula óssea.

Evite filas: Se você tem entre 2 e 59 anos, procure o seu médico com antecedência para obter a prescrição da vacina. A apresentação será obrigatória durante a campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário