Segundo dados divulgados pela Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio, Região dos Lagos, a taxa de ocupação de janeiro deste ano ficou apenas em 80%, enquanto a do Carnaval atingiu o pico de 85%, mesmos números da temporada anterior. Enquanto isso, segundo a associação, o valor das diárias sofreu reajuste, em média, de apenas 3% em relação ao ano passado, número que não acompanha o índice da inflação do mesmo período.
Mesmo com o grande número de visitantes que a cidade recebeu no verão, a maioria não ficou alojada nos meios de hospedagem, mas em casas de temporada, ou foram hospedados por parentes e amigos. Segundo também a associação, os turistas que optaram por se hospedar em hotéis e pousadas barganharam os valores das diárias, conseguindo descontos de até 10% sobre a tarifa. "Infelizmente os hotéis da cidade se prepararam para receber um turista qualificado, mas ao invés disso tivemos pessoas negociando tarifas e os hoteleiros tiveram que dar descontos ou ficarem vazios! De nada adianta os hotéis se reformarem e modernizarem, treinarem mão de obra e oferecerem diversos atrativos, se não temos de quem cobrar um valor justo pelos serviços prestados", disse o presidente da associação, Carlos Cunha:
Além do mau tempo predominante na maior parte do verão, a falta de opções de lazer e passeios são os principais motivos apontados pelos hoteleiros para a baixa ocupação e faturamento. "Quando o tempo não ajuda, não temos para onde mandar os visitantes. Os pontos turísticos da cidade precisam urgentemente de melhorias", disse Carlos que continuou, "O turismo precisa ser repensado, não podemos ficar à mercê do sol e disputando desigualmente contra os meios de hospedagens ilegais. Necessitamos traçar estratégias que atraiam turistas de alta qualidade para Cabo Frio", ressaltou Cunha.
Outro fator interessante apontado na pesquisa da associação de hotéis é que o número de reservas de última hora aumentou consideravelmente do ano passado para este. São os chamados "turistas de balcão", ou seja, aqueles que chegam à cidade sem reserva prévia e buscam, de hotel em hotel, os melhores preços e condições.
"Este turista não é o ideal para se trabalhar. É claro que não pode ser descartado, mas deve ser a opção dos hotéis apenas para completar as vagas que sobram. Normalmente, as reservas são feitas com antecedência, o que permite ao hotel se preparar melhor para o movimento. Isso sem contar o fato de que muitos hotéis ao terem um número grande de disponibilidades a serem preenchidas e pouca procura, abaixam consideravelmente o preço, o que resulta num verdadeiro leilão de vagas. Mas, com o advento dos mega eventos que se aproximam e o público corporativo que cada vez mais busca Cabo Frio, acreditamos que este novo ano tem tudo para ser melhor que o anterior. Vamos aguardar e torcer!", finalizou, otimista, o presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio.
O cara diz que os hotéis "oferecerem diversos atrativos" e se desmente a seguir dizendo que no mal tempo não tem o que fazer com os turistas.
ResponderExcluir.
A verdade é que em Cabo Frio os hoteleiros querem que o poder público faça tudo por eles. Quando vamos ver algum hotel em Cabo Frio oferecendo shows de qualidade, peças teatrais ou algum outro tipo de evento cultural para hóspedes ou não??? Quando foi que vimos essa Associação apoiando algum evento cultural da cidade ou levando artistas locais nos hotéis para apresentações??? Quando veremos essa mesma Associação criar um calendário de eventos para os hotéis na baixa temporada??? Quando veremos também um calendário anual voltado para a terceira idade???
.
Cansei de ver tudo isso em outras cidades turísticas que não tem nem 20% dos atrativos turísticos de Cabo Frio e, no entanto, costumam ficar cheias também na baixa temporada mesmo sem apoio do poder público.
É só convidar os nossos Diretores a darem 1 pulo em Serra Negra e Águas de Lindóia/SP, Canela e Gramado/RS. A visão não é de investir interagir através das empresas detentoras de representatividade turísticas. Eles só vão querer faturar.Retorno, é com investimento maciço.A cultura da Vila Nova, é algo de muitos anos. À razão de termos, é porque não desejamos fiscalização dessas casas que são pessoas, que bem ou mal, fizeram "puxadinhos", em suas residenciais. Eles pensam que andar "legalizado" é coisa para bobos. Vejam se querem fazer uma Associação ou Cooperativa? O que dizem os nossos Conselheiros do Turismo? NADA.Pois eles NUNCA fizeram se quer por correspondência alguma atualização nesta área. Onde está o SEBRAE? Onde está à nossa Prefeitura? Onde estão os nossos Legisladores? Se queremos turismo "profissional", temos que voltar para o aprendizado urgente e reaprendermos sem medo.Não temos nada de novo.Chega de turismo de ônibus.Isto não traz retorno nem divisa para a nossa "terra amada".
ResponderExcluirA verdade é que Cabo Frio possui péssimos serviços de hospedagem. Graças à Deus achei uma pousada Excelente que não fica muito perto da área da praia do forte que frequento mas vale pela receptividade que pousada te oferece.... O hotel pousada Mar de Cabo Frio é recomendadíssimo, sou fã e só fico lá! O valor é ótimo pelo que te proporciona. Não adianta ficar próximo à praia em quartos horrorosos, serviços péssimo.... Tirando os Grandes Hotéis como malibu, Best Western, e até o apart Porto Principe é a melhor!
ResponderExcluir