RIO - A situação nas estradas na volta da Região dos Lagos melhorou durante a noite deste domingo, na volta do feriadão da Independência. Mais cedo, o congestionamento chegou a 53 quilômetros, variando entre lentidão e engarrafamento, somando os trechos da Via Lagos, BR-101 e Ponte Rio-Niterói.
Desde a manhã, a volta pra casa do feriado prolongado do Dia da Independência foi bastante complicada nas principais estradas do estado. Quem seguia pela Via Lagos por volta das 22h30m encontrava dez quilômetros de lentidão desde Prainha, distrito de Rio Bonito, até Rio Bonito, devido ao congestionamento na BR-101 nesse trecho.
Na BR-101, no mesmo período, havia 19 quilômetros de congestionamento, desde a saída da Via Lagos até Itaboraí e, mais adiante, mais dez quilômetros de lentidão, na região de Itaboraí, devido ao excesso de veículos.
Quem passava pela ponte Rio-Niterói neste horário encontrava o tráfego livre, bem melhor do que mais cedo, quando a via chegou a ter seis quilômetros de lentidão. Às 16h, um acidente entre dois carros piorou o trânsito no sentido Rio causando três quilômetros de engarrafamento. A colisão ocorreu na altura da Ilha de Mocanguê. Uma equipe médica da CCR foi ao local prestar os primeiros atendimentos e um ferido foi levado para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio.
Na Rodovia Presidente Dutra, a situação durante a noite também era bem diferente do fim da tarde no sentido Rio. O trânsito seguia apenas intenso nas regiões de Nova Iguaçu e Belford Roxo. Mais cedo, a via chegou a ter 13 quilômetros de congestionamento devido ao excesso de veículos. Em Queimados, três carros de passeio se envolveram em um engavetamento por volta das 18h, mas a colisão, segundo a CCR, não prejudicou o trânsito.
Já na Rio-Teresópolis, o panorama era o mesmo por volta das 22h30m: os motoristas encontravam 38 quilômetros de fluxo intenso, com pontos de lentidão, em direção ao Rio, no trecho da Baixada Fluminense. Já na Rodovia Washington Luiz, o trânsito, que seguia mais cedo complicado nos acessos à Avenida Brasil e à Linha Vermelha, não apresentava problemas na noite. Mais cedo, por volta das 15h, os motoristas que passaram pela via visualizaram uma densa fumaça à beira da pista devido a um incêndio na fábrica de piscinas Igui, ao lado do motel Capri. Segundo a Concer, concessionária que administra a BR-040, a fumaça do incêndio não prejudicou o trânsito.
Motoristas reclamam de bandalhas e falta de policiamento.
Os motoristas reclamaram da falta de policiamento nas estradas, que estaria permitindo bandalhas como o tráfego pelo acostamento na Via Lagos. O advogado Rogério Zouein, que saiu de Búzios às 10h e esteve uma hora e trinta minutos parado no engarrafamento, criticou a ausência de policiais para monitorar o trânsito e o esquema montado pela concessionária para o feriadão.
— É terra de ninguém. Há poucos cavaletes para evitar as bandalhas no acostamento. E, assim mesmo, vários motoristas estão fazendo ziguezague. A omissão da polícia e da Via Lagos é enorme — comentou o advogado.


Nenhum comentário:
Postar um comentário