segunda-feira, 23 de julho de 2012

Cabo Frio expande atendimento a idosos





A Prefeitura de Cabo Frio por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) está ampliando o atendimento aos idosos que frequentam o Centro Especializado da Melhor Idade (CEMI). Os serviços disponibilizados no local, desde sua inauguração em 2008, foram mantidos e outros novos estão chegando para compor o novo centro de convivência que está em plena expansão.
No CEMI, os idosos têm atividades gratuitas de alongamento, hidroginástica, fisioterapia, RPG, hidroterapia, acupuntura, terapia ortomolecular, aferição de pressão arterial, salão de beleza com cabeleireiras e manicures, aulas de comportamento social, passarela, dança de salão, teatro e cinema, além de oficinas de memória e artesanato. Neste mês de julho, a SEMAS anunciou novidades para o centro de convivência como explica a nova administradora do espaço, a assistente social Aline Aguiar da Silva:
- A legislação referente a terceira idade determina que todas ações das políticas públicas devem ter como objetivo inserir o idoso na sociedade e no seio de sua família. Seguindo este preceito, a Secretaria Municipal de Assistência Social decidiu implantar este atendimento técnico no cotidiano do CEMI para que possamos acompanhar o idoso tanto em nosso espaço de convivência quanto em seu dia a dia lá fora - disse a coordenadora.
Outra novidade, em conformidade com o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) que determina em seu artigo 3º a viabilização de caminhos que possibilitem à terceira idade o convívio com outras gerações, é a inclusão dos usuários do CEMI no Balanço Social da SEMAS. Este ano, pela primeira vez, os idosos participarão da prestação de contas das atividades que a Assistência Social desenvolve em Cabo Frio e os usuários centro participarão do Balanço Social através das oficinas de artesanato e das aulas de dança.
Hoje, o Centro Especializado da Melhor Idade tem 3.065 idosos inscritos, o que aponta uma acentuada e gratificante demanda segundo a Secretária Municipal de Assistência Social, Olívia Sá:
- O CEMI é uma roda viva em constante movimento que, pela alegria contagiante de seus usuários, nos faz trabalhar com prazer pela causa do idoso. Eles interagem o tempo todo com nossa equipe, tornando mais fáceis as ações de defesa de seus direitos e oferta de serviços para melhorar a qualidade de vida da terceira idade. Por conta disso podemos dizer que o CEMI está em plena atividade de crescimento e os resultados alcançados têm sido formidáveis - declarou a Secretária.
Além das atividades em sua sede, o CEMI disponibiliza aos idosos dois polos para atividades na área da Educação Física como alongamento, caminhada, dentre outras. Um é no bairro Peró (aulas às segundas, quartas e sextas das 8h30 às 9h30) e outro na praça Ayrton Senna (quartas e sextas, das 7h as 7h50).
Essa semana a coordenação do CEMI iniciará um trabalho de pesquisa de horários para posteriormente consultar os usuários sobre novas atividades a serem implantadas no local. Também faz parte dos planos da coordenação uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde que viabilize um ciclo de palestras para os idosos sobre prevenção de doenças.
O CEMI está localizado próximo ao trevo das avenidas Teixeira e Souza com Joaquim Nogueira. Para informações, o telefone é (22) 2645- 1071 e o e-mail cemicabofrio@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário