quarta-feira, 13 de junho de 2012

Secretária de Saúde de Iguaba Grande é exonerada; subsecretário assume pasta





A Ordem dos Advogados do Brasil vai investigar a conduta da advogada nomeada como secretária de Saúde pela prefeitura de Iguaba Grande. Ela ocupava o cargo, mas a função era exercida por um médico que prestava serviço na policlínica municipal. A farsa foi exibida no RJ INTER TV 1ª edição depois que os próprios envolvidos confessaram o faz de conta em um vídeo, publicado na internet.


A investigação vai ser feita pela comissão "para assuntos municipais". Para o presidente regional da OAB, Júlio César Pereira, o caso fere os princípios de legalidade e moralidade da administração pública. Os envolvidos podem ser penalizados e ainda terem que devolver os salários recebidos durante o período em que exerceram indevidamente os cargos.


A ex-secretária de Saúde, que também é advogada, vai ter a conduta avaliada pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB. Se for comprovado que ela cometeu o crime de peculato, ou seja, quanto um agente do governo se apropria indevidamente de dinheiro público, ela pode receber uma advertência, uma suspensão ou ainda perder o registro profissional.


No vídeo, postado na internet, Lídia Merlin e o Dr. Paulo Roberto da Silva revelam que ele era o Secretário de Saúde na prática e ela era quem assinava por ele. A manobra teria sido feita porque o médico era o diretor do Hospital de Arraial do Cabo e não poderia assumir cargos de confiança em dois municípios.


Lídia fala na gravação que todos sabiam disso, inclusive o prefeito. Nesta terça, a equipe a INTER TV recebeu a informação de que o prefeito Waldair Teixeira de Jesus, não estaria na prefeitura grande parte do dia.


Na segunda-feira (11), ele negou saber do acordo entre o médico e a advogada.


A secretária e o médico foram exonerados. O subsecretário de saúde, João Luiz Ribeiro, assumiu interinamente a Secretaria de Saúde. Até às 10h ele ainda não havia chegado para trabalhar. A população não aprova a escolha do subsecretário para assumir a função.


A prefeitura de Arraial do Cabo disse que o médico foi exonerado da direção do hospital municipal. O prefeito de Iguaba Grande disse que também exonerou o doutor Paulo Roberto do cargo de médico da Policlínica Municipal. A equipe da INTER TV tentou falar com o médico, mas não conseguiu. Já advogada Lídia Merlin, disse por meio de nota que as acusações não tem fundamento. Que o vídeo divulgado na internet foi editado e não corresponde à realidade. Afirmou ainda que no dia da gravação do vídeo ela ainda não havia sido nomeada. A equipe da INTER TV tentou falar por telefone com o prefeito de Iguaba Grande, mas ele não atendeu as ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário