Moradores de Búzios não pagam ingresso
O Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios completou um mês no dia oito de janeiro. Nesse período, passaram por lá mais de três mil pessoas, que se divertiram e se informaram na inovadora exposição imersiva, multimídia e interativa sobre o parque natural. Com o pagamento do ingresso, os visitantes contribuíram para as ações de pesquisa, educação ambiental e conservação do ambiente marinho da região feitas pelo Coral Vivo.
Devido ao sucesso entre moradores e turistas, o lugar, que fica na charmosa Rua das Pedras, agora funciona diariamente, sempre das 15h00 à meia-noite. Moradores de Búzios podem adquirir ingressos gratuitamente na secretaria do Meio Ambiente e Pesca, de segunda à sexta-feira, das 8h00 às 17h00. Para adquirir o ingresso basta apresentar um comprovante de residência. A secretaria está localizada na Estrada Nova da Usina, s/nº.
O biólogo Clóvis Castro, coordenador geral do Projeto Coral Vivo e responsável pela realização e operação do espaço disse que espera que a partir de agora as pessoas vejam bem mais do que apenas a superfície quando olharem para o mar:

Para a coordenadora de Comunicação do Projeto Coral Vivo, a bióloga Débora Pires, é importante mostrar para moradores e turistas que a fauna marinha da região é diferente de outros lugares. Ela anunciou uma novidade:
- Disponibilizamos um pequeno museu em vitrines com peças físicas de espécies encontradas no mar de Búzios como esqueletos de corais, como o orelha-de-elefante, e uma coleção de molusco - explica a bióloga.
Segundo Débora todo o conteúdo disponível apresenta versões em português, inglês e espanhol. Do lado de fora, fica um aquário com seres encontrados no mar da região, além de uma lojinha com produtos exclusivos do Coral Vivo, com os recursos arrecadados revertidos também para ações ambientais do projeto.
Para o Centro de Visitantes do Parque dos Corais de Búzios, o Projeto Coral Vivo conta com a parceria da prefeitura da cidade e apoio da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Colônia de Pescadores Z23 de Búzios.
Sou morador de Búzios há muito tempo e posso dizer que esse projeto é uma grande fraude.
ResponderExcluirA falta de cuidado que os idealizadores do projeto tem com a população local é enorme. O foco do projeto passa longe conscientização e educação da população.