Luciano Moreira
O movimento começou na capital, onde os cariocas apelidaram de "surreal" o aumento dos preços dos comerciantes durante a alta temporada. No embalo da nova "moeda", veio a moda do "isoporzinho", que nada mais é que a instituição e aceitação da antes estigmatizada "farofa", que nem precisamos explicar o que é.
E a moda do "isoporzinho" ou da "farofa instituída" veio junto com os turistas para Cabo Frio. O que mais se vê nas ruas são pessoas indo para a praia levando sua própria bebida, seja em caixas de isopor, seja nos modernosos coolers. Com isso, comerciantes, barraqueiros e ambulantes, obviamente, viram suas vendas cair de forma preocupante.
Evandro, barraqueiro na Praia do Forte, diz que as vendas estão "razoáveis", mas reclama
Evandro e sua barraca |
Depósitos de bebidas lucram mais pois cobram menos |
Quem lucra são os depósitos de bebida e os vendedores de gelo, onde o latão de cerveja custa entre R$ 2 e R$ 3 e o saco de gelo de R$ 4 a R $ 10, dependendo do tamanho.
Dona Sidna: pechincha para poder curtir a praia |
Dona Sidna Soares veio do Rio de Janeiro passar o Carnaval em Cabo Frio. Ela reclama que o aluguel de uma mesa com 4 cadeiras e um guarda-sol não sai por menos de R$ 50 (preço devidamente conferido pelo Blog na "Barraca do Pelé, que alugou o kit para Dona Sidna): "eu sei que a cidade vive em função da alta temporada e até entendo que os preços sejam maiores nesta época, mas já estão abusando. Pra pagar R$ 50 pelo kit, eu tive que pesquisar e pechinchar. Teve um que me cobrou R$100!", desabafa.
Nos quiosques o "isoporzinho" também faz seus estragos. Basta uma olhada no movimento deste domingo pra se comprovar: "a gente acaba vendendo só o peixe-frito, o camarão e petiscos. Bebida,
Quiosques também sentem os reflexos do "isoporzinho" |
mesmo, tá saindo muito pouco", reclama Andréa Moreira, do quiosque Costa do Sol.
Bares e lanchonetes mantém bom movimento |
Nos bares, lanchonetes e padarias, o movimento e considerado bom pelos comerciantes: "ninguém deixa de comer, né, então conseguimos vender bem. Pelo menos 50% a mais que no restante do ano", confirma o proprietário de um bar que preferiu não se identificar.
Supermercados sempre lotados |
A lição que fica é que os turistas/consumidores estão bem mais espertos e que não adianta "crescer o olho" e querer ficar rico no verão. Quem cobra preços razoáveis, acaba vendendo - e lucrando - bem mais que os que "arrancam o couro" dos turistas.
Quiosques têm que se esforçar para atrair os clientes |
Turistas trazem a cerveja de casa... |
Enquanto barraqueiros cobram R$ 50 por um kit de mesa e quatro cadeiras com guarda-sol |
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