terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Turista de transatlântico flagra navio jogando detrito no mar de Búzios




Contaminação do mar de Búzios pode ser apenas a ponta do iceberg: vídeo exclusivo mostra mancha misteriosa ao redor do navio MSC Preziosa

O Blog Reflexões Ambientais recebeu, com exclusividade, um vídeo gravado por uma passageira do navio MSC Preziosa. Nas imagens, registradas no último dia 21 (sexta-feira), é possível ver uma enorme mancha amarelada em torno do navio. Segundo a passageira, a mancha se concentrava apenas ao redor da embarcação, que estava atracada muito próxima às praias do município de Búzios, no interior do estado do Rio de Janeiro. De acordo com a autora das imagens, outros navios que estavam no local não apresentaram tal anomalia.

No último fim de semana, cerca de 60 banhistas que entraram na água na Praia da Tartaruga, em Búzios, foram intoxicados por substâncias ainda não identificadas pelos órgãos ambientais. Muitos tiveram reações alérgicas como náuseas, olhos irritados, manchas na pele e lesões nas vias aéreas.

MSC negou, mesmo diante das imagens da própria passageira


Procurada pelo Blog, a assessoria de imprensa da MSC negou veementemente que o navio MSC Preziosa ou qualquer outra embarcação da empresa tenha algo a ver com a contaminação das praias daquela região. Segundo a assessoria, as manchas no entorno dos navios são apenas o resultado do funcionamento dos motores das embarcações remexendo o fundo do mar, uma vez que a profundidade naquele local é pequena. “É possível que seja lodo, algas, plantas e outras coisas presentes no fundo do mar. Este tipo de mancha é comum quando os grandes navios passam em áreas mais rasas, fazendo com que o que está no solo suba até a superfície. Acredito que seja isso que a passageira filmou, já que passa a impressão de sujeira e na verdade é de materiais do próprio fundo do mar”, afirmou Renata Asprino, diretora de atendimento da Máquina RP, empresa responsável pela comunicação da MSC.


Fonte: http://blogs.estadao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário