sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Praia da Tartaruga: Inea acredita que substância tóxica seja desinfetante de banheiro químico

Produto pode ter sido lançado ao mar por tripulação de transatlântico após limpeza de sanitários


Substância pode ter sido liberada por transatlântico
O sinal vermelho foi acionado em Armação dos Búzios nesta sexta-feira (21). Tudo por causa da contaminação da Praia da Tartaruga por substância tóxica, que levou mais de 60 turistas para o hospital. Após recolher várias amostras de água, técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Meio Ambiente de Búzios, descartaram a hipótese de ser esgoto lançado ao mar. A possibilidade é da substância ser, na verdade, produto de limpeza de banheiros químicos, muito utilizado em embarcações de grande porte. O caso tirou do sério do vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, que já cogitou a possibilidade do Ministério Público ser acionado. 

O fato é que cerca de 60 pessoas foram para o Hospital Municipal Dr. Rodolpho Perisse, desde as primeiras horas desta sexta-feira (21). E não para de chegar gente com forte irritação nos olhos, queimação nas vias nasais e enjoo.

Produto pode ser o utilizado para limpar banheiro
químico em embarcações de grande porte

A Praia da Tartaruga está interditada para banho de mar. Segundo informações, até mesmo quem somente se aproxima da água, permanecendo na areia, chega a sentir os sintomas, ou pelo menos parte deles, por conta dos altos índices de toxidade presente na praia.

O secretário de Meio Ambiente de Búzios, junto com técnicos do Inea estão, desde cedo, percorrendo de barco toda a costa buziana. Várias amostras de água foram colhidas. A confirmação do tipo de substância, bem como a utilidade da mesma, será confirmada após o laudo da análise técnica ficar pronto. O que, segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Búzios, deve ser na quarta-feira que vem.

Várias amostras de água foram recolhidas para análise

4 comentários:

  1. Ferradura ou Tartaruga???

    ResponderExcluir
  2. A matéria se refere a Praia da Tartaruga e não a Praia da Ferradura, conforme se equivocaram ao citar.

    ResponderExcluir
  3. Oh! Renata a materia do dia 21 sexta sobre a contaminacao da praia da tartaruga vem com o título certo mas vc na materia dissertada cita a praia da Ferradura e isto esta totalmente errado e está nos causando grandes prejuízos financeiros. Solicito que seja feito com urgência a retratação. Cordialmente, Alexandre Nannai comerciante da praia da Ferradura e dono do quiosque Nannai.

    ResponderExcluir
  4. Beleza vc tirou o nome da Praia da Ferradura da materia do dia 21 e quem já leu não sabe dessa nova informacao , pois ninguem le materia antiga.Por isso é de suma importancia uma materia atualizada ou até mesmo uma errata atualizada para solucionar em parte os problemas causados

    ResponderExcluir