sábado, 22 de fevereiro de 2014

Nova mancha é registrada na Praia da Tartaruga em Búzios




Imagem foi registrada pelo próprio secretário estadual de ambiente 




Novas manchas surgiram na Praia da Tartaruga em Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, na manhã deste sábado (22). A mancha foi percebida pelo secretário de Estado de Ambiente, Índio da Costa, durante sobrevoo na praia. O aspecto da água chamou a atenção do secretário, que disse que novas amostras foram recolhidas, inclusive, dentro das duas embarcações que estavam atracadas no balneário.
"Ainda não dá para saber o que contaminou a água, mas estamos quase certos de que o problema foi ocasionado pelo lançamento de esgoto não tratado ou tratado de forma irregular por um dos navios que atracou em Búzios", contou Índio da Costa.

Técnicos do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) e militares da Capitania dos Portos estiveram a bordo dos dois navios durante a manhã e recolheram amostras de água em pias, privadas, estação de tratamento e até em máquinas de refrigerantes. Outras amostras foram recolhidas em outro navio, que esteve em Búzios na última semana, mas que na sexta-feira (21) estava atracado em Angra dos Reis.
 "São Muitas amostras para analisar. A partir de segunda-feira os técnicos vão fazer a análise de todos os materiais recolhidos. Recolhemos amostras além dos navios, na água da Praia de Tartaruga, em saídas de esgoto da cidade, para confirmar a origem do problema. Ainda não sabemos o que causou a intoxicação, mas vamos encontrar", explicou Índio.

A previsão é que o laudo final apontado as causas da contaminação seja divulgado na próxima quarta-feira (26).

Algas

Durante a manhã uma possibilidade levantada pela presidente do Inea, Isaura Maria Ferreira. "Estamos verificando se a decomposição de algas podem ter gerado a contaminação. Essa hipótese é remota, mas estamos investigando todas as possibilidades", contou Isaura.


Caso confirmado que a responsabilidade seja de algum navio transatlântico a multa pode chegar a R$ 50 milhões, segundo o secretário estadual de Ambiente. "Se ficar constatado que a intoxicação dessas pessoas foi ocasionada por lançamento irregular de esgoto no mar a companhia levará a maior multa possível. Ela pode chegar até R$ 50 milhões, mas tem escala de multa e gravidade do problema. Vamos levar em consideração que a contaminação colocou em risco a vida de pessoas e prejudicou o turismo da cidade", explicou.

Do G1

Um comentário:

  1. nao ferra inea , algas? a foto diz tudo,esta ali pra quem quiser ver ou nao de onde esta saindo a contaminaçao,ja vem propina por ai.

    ResponderExcluir