quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Léo Borges - Na Jogada

Léo Borges: O FERA do
jornalismo esportivo
Toda semana estarei tentando escrever para este blog, mesmo o tempo sendo muito curto. Agradeço a Renata Cristiane e todos os leitores por essa oportunidade. Ao contrário do meu amigo Gabriel Tinoco, que faz duas vezes por semana uma coluna brilhante informando sobre tudo que acontece no nosso esporte, tentarei dar mais minha opinião aos fatos do que propriamente informar as notícias.

Cabofriense
O tricolor praiano está de bem com a vida no Cariocão-2014. Está na quarta posição, com 13 pontos, apenas três pontos atrás do líder Fluminense. O elenco é de muita qualidade para um clube de pequeno investimento, é muito bem treinado pelo Alexandre Barroso, e promete lutar pela classificação às semifinais.

Apesar da qualidade que citei acima, o time não têm conseguido se impor diante dos adversários, principalmente nas últimas três partidas. Apesar de ter conseguido duas vitórias (Duque de Caxias e Bangu), o tricolor praiano não foi bem. Contra o Duque virou na base do abafa. Ao final do jogo o técnico Alexandre Barroso afirmava que fora a pior partida da equipe na competição, mas que o importante eram os três pontos. Diante do Bangu novamente uma atuação sem brilho, sem envolver o adversário. O time foi premiado pela eficiência dos chutes de fora da área, como nos gols de Jardel e Fabrício Carvalho. Parecia que o time acordaria contra o Madureira. Não acordou e perdeu.

Agora três times (Madureira, Boavista e Nova Iguaçu) estão apenas um ponto atrás da Cabofriense na tabela de classificação. Os próximos dois jogos serão contra o Resende e Bonsucesso, ambos no Correão. No planejamento inicial da comissão técnica visando à classificação para as semifinais da competição, o objetivo era fazer entre 18 a 19 pontos. Por isso é importantíssimo essas duas vitórias. O Resende é um adversário difícil, bem montado pelo Paulo Campos, que já está a bastante tempo no time do sul-fluminense. Já o Bonsucesso é um time fraco tecnicamente, mas que costuma jogar fechadinho buscando os contra-ataques.

O fator Correão será importante para a Cabofriense cumprir o planejamento e lutar de verdade pela classificação. Em quatro jogos como mandante (três no Correão e um em Macaé, contra o Botafogo), venceu todas, com 100% de aproveitamento. Entretanto, nas partidas fora de casa, o desempenho cai assustadoramente: apenas um ponto conquistado em nove disputados, com 0,11% de aproveitamento. Se quiser se classificar para as semifinais, precisará continuar com o bom desempenho em casa e melhorar consideravelmente a pontuação como visitante, já que os últimos quatro jogos da primeira fase serão fora de casa.

O treinador Alexandre Barroso deu entrevista essa semana ao Globoesporte.com regional e disse que um dos motivos para a queda de produção da equipe foi à maratona de jogos, sempre as quartas e domingo. Concordo em partes com ele. Vai ter uma semana para descansar o time e dar um fôlego a mais pra essa partida. Sábado não terá porque ter outra atuação abaixo do esperado.

No time titular acho que o comandante do tricolor praiano poderia dar uma mudada. O zagueiro Gladstone merece uma chance na zaga, que nos últimos três jogos levou cinco gols. A suspensão por expulsão do zagueiro Arthur Sanches pode adiantar a entrada do experiente defensor, ex-Cruzeiro, Juventus-ITA, entre outros. Não sei se o volante Daniel Tijolo está regularizado e se já tem condições físicas para estrear. Mas, caso tenha, com certeza tem que ganhar uma oportunidade pela qualidade que tem. Excelente jogador, cria da casa e quer mostrar serviço. Tijolo estava há mais de quatro anos no futebol japonês. Por último, o meia Kaká merece uma chance de estar entre os 11. Nos dois primeiros jogos (contra o Macaé e Nova Iguaçu) foi muito bem. Depois disso, foi sacado pra entrada de Keninha e só foi voltar a jogar cinco rodadas depois, no segundo tempo contra o Madureira. Não entendi porque não ganhou mais oportunidades, talvez possa ter acontecido algo interno que tenha feito com que não fosse mais aproveitado. É muito bom jogador, veloz e dará mais qualidade ao time. O Keninha é um bom armador, mas não está na sua melhor forma física e técnica.

Cabofriense Futebol de 7

O time da Cabofriense no Futebol de 7 vem treinando três vezes por semana (terça, quinta e sexta) no campo anexo do Aracy Machado. Os treinos têm sido muito bons e o treinador Rodrigo Barreto já vai dando seu toque na equipe. Muita velocidade, disputa e qualidade. Apesar do pouco tempo de preparação, o time vai se conhecendo e se ajeitando. Tem tudo para fazer bonito nas competições que disputar.

Além disso, conta na sua diretoria com pessoas dedicadas em alavancar o esporte na cidade, caso do Dover Santos e Angelo Cosme. Os dois são incansáveis e estão buscando apoio da iniciativa privada para fazer o Fut7 explodir em Cabo Frio e na Região dos Lagos. Parabéns a dupla!

Futsal

A ADDP está confirmada na Liga Nacional e vai contratando para fazer bonito. Alguns reforços já foram anunciados: Ygor, Thiago, Carlinhos e Marquinhos . São jogadores jovens e muito bons tecnicamente. São do Rio de Janeiro e alguns têm experiência de ter jogado no futsal paulista. Agregam em qualidade e o salário é baixo, ajudando a folha salarial não subir muito. Outro reforço e de muita qualidade é o fixo Alfredo, ex-Tamoyo, e que recentemente estava no futsal catarinense.

A Liga Nacional só começará em Julho e isso é bom para a equipe, que terá tempo para se preparar bem. O lado ruim que ainda há indefinição sobre o Campeonato Carioca de Futsal e sem ritmo de jogo será complicado jogar contra equipes que vão estar disputando competições estaduais de alto nível, como no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Clínica de Futsal

No último final de semana ocorreu a clínica de futsal no Tamoyo Esporte Clube, com o treinador principal do Minas Tênis Clube, Rodrigo Perdigão. O assunto era sobre as divisões de base, algo que o clube mineiro é reconhecido nacionalmente por ter um dos melhores trabalhos. Parabéns novamente ao Wagner Cabeça, diretor do Tamoyo, por mais esse serviço prestado ao esporte da cidade e também do Rio de Janeiro. De Cabo Frio estavam presentes poucos salonistas, mas do Rio vieram vários profissionais aprender um pouco mais. O Presidente da Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ), Kennedy Abrantes, esteve presente e abrilhantou ainda mais o evento.

Transmissões

No próximo sábado (15) faremos a transmissão do jogo da Cabofriense contra o Resende para a rádio Sucesso FM 88.7 e para a Cabo Frio AM 1530. Quero mandar um abraço pra toda a equipe, liderada pelo melhor narrador esportivo do Estado do Rio de Janeiro, Sidnei Marinho, aos comentaristas Victor Gomes, Vitor Rocha (Tuzinho) e Cláudio Viviane. Na equipe técnica, Peter Marlo, Marcus Vinicius Santana (Abedi) e Renata Marinho.

Além das transmissões todos os dias estará no ar o Programa Agito Esportivo, na rádio Cabo Frio AM 1530, apresentação de Sidnei Marinho. Outro programa que estreou foi o do meu amigo jornalista André Santos, às 17h, na mesma rádio. Gente da melhor qualidade e um profissional exemplar. Parabéns aos dois e estarei ligadinho aqui em vocês torcendo pelo sucesso de ambos.

Fora do esporte

Nas últimas semanas muitas pessoas se espantaram ao me verem cobrindo o Cabofolia e a invasão da Polícia na Boca do Mato. Não deixarei o esporte, mas não nego que foi uma experiência boa trabalhar no evento musical e em um caso tão complexo como foi a troca de tiros entre bandidos e polícia. Fiquei feliz com os elogios que recebi e quero dividi-los aqui com o Sidnei Marinho, que me deu oportunidade de estar em ambos, e todos da equipe Litoral News. Agradeço também a todos os amigos que me cumprimentaram pelo meu aniversário (10 de fevereiro). Muito obrigado. Quero parabenizar a Renata Cristiane, que acompanhou tudo em tempo real no caso da Policia x Bandidos, na última quinta-feira. Brilhante também o trabalho dela todos os dias aqui também no blog. Parabéns, Renata, que Deus te abençoe.

Até a próxima coluna. Caso desejem entrar em contato, mandar críticas ou sugestões, meu email é:leonajogada@hotmail.com . Grande abraço a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário