quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Dia Mundial do Diabetes será marcado com ações em São Pedro da Aldeia



            Em homenagem ao Dia Mundial do Diabetes, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde e o Programa Municipal Hiperdia realiza, na manhã desta quinta-feira (14), a campanha de conscientização e prevenção ao diabetes. A ação será realizada em todos os 24 postos de saúde e na Policlínica do Centro, com palestras educativas, distribuição de materiais informativos e teste de glicemia.
A programação das atividades está a cargo da coordenadora municipal do Programa Hiperdia, Teresa Cristina Souza. Segundo a coordenadora, a proposta da iniciativa é chamar a atenção da população para a importância da prevenção e controle da doença. “O objetivo da campanha é informar a população sobre a doença, seus sinais, sintomas e orientações para a prevenção e tratamento adequado. 
Para o evento, todas as unidades serão ornamentadas com balões e enfeites alusivos à data. Durante as palestras, que serão feitas nas salas de espera de cada unidade, os pacientes terão orientações quanto à alimentação saudável, qualidade de vida, sinais, sintomas e prevenção dos Diabetes Mellitus. Também serão feitos testes de glicemia e distribuição de folhetos e banners.
Através do Programa Municipal Hiperdia, o Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e ao Diabetes Mellitus, a rede municipal de saúde de São Pedro da Aldeia disponibiliza acompanhamento e tratamento por meio de medicamentos nas Unidades de Saúde da Família do município.
A doença
A diabetes é uma doença que atinge cerca de 347 milhões de pessoas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. Embora ainda não haja uma cura definitiva, há vários tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida. O diagnóstico é feito por meio de exames, que é realizado quando o usuário apresenta os sintomas do Diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário