Por Carolina Barreto
Fotos: Renata Cristiane
A greve nacional dos bancários está causando irritação e filas imensas nos caixas eletrônicos dos bancos de Cabo Frio. Nesta quarta-feira (02/10) completa 14 dias sem que haja acordo entre os bancários e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os banqueiros não cedem e os serviços continuam parados no interior das agências.
No Centro de Cabo Frio, as reclamações não param. A aposentada Osalina Coelho, está indignada com a falta de respeito com os idosos. Na porta de uma agência bancária, a idosa aguarda em pé para chegar ao caixa eletrônico:
"Faz uma hora que estou aguardando na fila para receber a pensão. É horrível comemorar o Dia do Idoso com esse total desrespeito. Isso é presente de grego", reclamou.
A aposentada não é a única a reclamar. Para Leôncio Macedo, "isso é mais que um presente de grego, deve ser de faraó. Tudo sempre cai nas costas dos pobres", disse.
De acordo com os grevistas, a intransigência dos banqueiros deixa os bancários cada vez mais indignados. Eles apresentaram a única proposta há 25 dias, repondo apenas a inflação e ignorando as demais reivindicações econômicas e sociais.
Os bancários reivindicam, principalmente, reajuste salarial de 11,93% --sendo 5% de aumento real, maior participação sobre lucros e resultados e fim das exigências de mínimo de venda de produtos do banco por seus funcionários. Eles pedem também um piso salarial de R$ 2.860,21.
Nenhum comentário:
Postar um comentário