terça-feira, 8 de outubro de 2013

Comandante da PM garante que 90% das prisões são de elementos da região

Coronel Samir Vaz Lima não descarta a migração da bandidagem para a Região dos Lagos e garante que a polícia está de olho

Ana Lúcia de Oliveira
Ten-cel Samir Vaz Lima, comandante do 25º BPM

Uma das grandes preocupações dos moradores da Região dos Lagos é com a migração dos bandidos da região metropolitana para Cabo Frio e demais municípios da Costa do Sol. Com o avanço das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro, muitos bandidos estão sendo obrigados a deixar a cidade e migrar para outras áreas, onde possam continuar com as atividades criminosas. Mas, apesar de concordar com a afirmativa acima, o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente-coronel, Samir Vaz Lima, garante que a vinda de meliantes do Rio para a Região dos Lagos ainda não está acontecendo e, quando há registro dessa movimentação, as polícias Civil e Militar agem com rapidez. Ele vai além e garante que, 90% das prisões e apreensões de menores, ligadas ao tráfico de drogas, são pessoas que moram na região. 

Cel Samir em operação contra o tráfico/ Divulgação
"Monitoramos toda a movimentação do tráfico na região. As prisões de meliantes que dizem ser de comunidades do Rio de Janeiro foram pontuais. A última, foram oito elementos que afirmaram ser do Complexo do Lins. Estávamos observando a movimentação da quadrilha. Eles investiram contra outros criminosos do Valão (no Jardim Esperança), depois migraram para o bairro São João, em São Pedro, seguindo para Campo Redondo e Colina, parando em Unamar, onde foram presos. Tudo isso foi acompanhado pelos serviços de inteligência da polícia", revelou o coronel Samir.

Ele disse ainda, que a contribuição da população, que tem denunciado a movimentação dos traficantes é de estrema importância. "A população tem acreditado no trabalho da polícia. Recebemos muitas informações pelo Disque Denúncia (2643-0190), que é uma linha sem identificador de chamada, que preserva a identidade do denunciante. Além disso recebo muitas cartas e bilhetes em meu gabinete", contou o comandante do 25º BPM.

Policiamento Cosme e 
Damião voltará em breve

O tenente-coronel da PM disse ainda, que o batalhão está formando  53 novos policiais. Eles estão em treinamento e logo começarão o estágio na rua. "Eles serão colocados na rua, mais especificamente, nos centros comerciais. Atuarão em dupla, no policiamento que chamamos de Cosme e Damião", disse o coronel. De acordo com ele, a área física do 25º BPM será ampliada para que sejam formados 100 novos policiais.

Coronel Samir adiantou que, na semana que vem, começará o treinamento com o Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur). "Convidaremos as Guardas Municipais das cidades atendidas pelo batalhão. Cada uma vai mandar dois guardas, que junto com alguns dos nossos homens serão treinados para lidar com os turistas", explicou.

Combate ao tráfico continua

Equipe do Bope deu apoio à operação em setembro
Para finalizar, o coronel Samir garante que o combate ao tráfico de drogas e a violência continua na região. "Estamos sempre atentos nas ações da criminalidade. O combate ao tráfico é contínuo e as apreensões de drogas tem resultado grandes prejuízos ao crime organizado. Com isso, percebemos que a criminalidade, que é dinâmica, tem migrado para outras áreas, como a de roubo a transeunte, que aumentou muito nas últimas semanas. Mas estamos combatendo e prendendo muitos desses criminosos", garante o coronel Samir. 


PM já encontrou mais um acampamento do tráfico
Segundo ele, até os homicídios registrados na região tem ligação com as apreensões de drogas. "Existe a morte em que o meliante consome a droga e não tem dinheiro para pagar o traficante; há aquela em que a pessoa não tem como pagar a droga apreendida pela polícia, e acaba pagando com a vida e, ainda, as mortes nos confrontos entre as facções, nas disputas pelos territórios. O que eu posso adiantar é que sabemos onde estão os traficantes, como e em quais áreas da cidade eles estão agindo", finalizou o comandante, garantindo que a polícia está fazendo de tudo para que a região entre, tranquilamente, na alta temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário