terça-feira, 8 de outubro de 2013

Alair Corrêa surpreende alunos especiais da Escola Renato Azevedo


Uma cena diferente marcou a manhã desta terça-feira (8/10), na Praça Tiradentes, em frente à Prefeitura de Cabo Frio. Ao saber que um grupo de alunos da Escola Municipal Renato Azevedo – que atende estudantes especiais – estava fazendo um passeio em comemoração à Semana da Criança, o prefeito Alair Corrêa saiu de seu gabinete e fez questão de ir à praça cumprimentar o grupo.

 O prefeito tirou várias fotos com os alunos e lamentou não ter sido informado do passeio, pois gostaria de tê-los recebidos com um lanche.

- Nós resolvemos fazer uma aula diferente, visitando os pontos turísticos, os prédios públicos e um lanche no McDonald’s, comemorando a Semana da Criança. Enquanto esperávamos o lanche, aproveitamos para tirar fotos na Praça em frente à Prefeitura, o que chamou atenção dos funcionários e das pessoas que passavam pelo local. O prefeito ficou sabendo de nossa presença e gentilmente desceu do seu gabinete para nos prestigiar e tirar fotos com as crianças. Ele lamentou não ter sido planejado o encontro, pois gostaria de oferecer um lanche para o grupo – afirmou Karim Baylão, fonoaudióloga da escola.

A programação elaborada pela Escola de Educação Especial – dirigida pelo professor Wellington Garcia Lopes – começou na segunda-feira (7/10) e vai até a sexta-feira (11/10). Na programação estão incluídos passeios na orla, pontos turísticos, oficinas de culinárias, oficinas de teatro, reciclagem, jogos de informáticas, dia da beleza, dentre outras atrações. O objetivo é o de socializar os alunos especiais.

Programação continua até o dia 11 - Além do passeio na praça Tiradentes, os alunos estiveram na Orla da Praia do Forte e em outros pontos turísticos da cidade. Na quarta (9/10), estão programados: oficina de culinária, plantio de mudas de pitanga na casca do coco verde (sustentabilidade), com intuito de levar para casa, reciclagem de latinhas de refrigerantes, brincadeiras na Praça do Senninha, no Parque Central,  com os professores de Educação Física e Teatro com apresentação da história “João e Maria”, com distribuição de doces para os alunos.

Na quinta-feira (10/10), será a vez dos jogos eletrônicos na sala de informática da escola, com tapete eletrônico, karaokê e jogos de corrida de carros. Haverá também o espaço destinado para a beleza (unha, cabelo, maquiagem), para aumentar a autoestima dos alunos.

As comemorações da Semana da Criança terminam na sexta-feira (11/10), com churrasco, banho de piscina, pula-pula e muitas brincadeiras no pátio da escola.

A Escola Municipal Renato Azevedo conta com uma equipe técnica de psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga e fisioterapeuta. A unidade possui sala de leitura, sala de informática, aulas de educação física com recreação e natação. Em cada sala de aula, estudam um máximo de cinco alunos com uma auxiliar de classe.

A escola funciona em três turnos (manhã, tarde e noite) recebendo alunos com idade dos 6 aos 25 anos e trabalhando para promover a inclusão dos alunos especiais no ensino regular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário