Por Carolina Barreto
Na tarde desta quinta-feira, 12 de setembro, a Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia, através da assessoria de imprensa, enviou uma nota sobre o caso da mãe do autista de 2 anos que está em busca de uma vaga na APAE - Cabo Frio para atendimento. Bruna Vieira Coelho desabafou em uma rede social sobre a falta de uma sede da associação na cidade aldeense e da dificuldade em conseguir o atendimento na cidade vizinha.
A nota dá detalhes sobre a política de educação do município voltado para a educação especial, caso do filho de Bruna, mas não responde se há projeto para o governo atual reabrir ou inaugurar uma nova sede da APAE, pergunta enviada por e-mail pelo BLOG.
Segue abaixo, na íntegra, a nota da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia:
"A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de São Pedro da Aldeia (SECEL), seguindo a política nacional da educação especial bem como as diretrizes do MEC para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, oferece vagas para esses alunos nas classes regulares, sendo assim não separa os alunos, a fim de que não sejam excluídos.
A Rede Municipal de Ensino de São Pedro da Aldeia tem, em seu quadro de funcionários, auxiliares de professores para as turmas com alunos com necessidades educacionais especiais. A SECEL conta também com o apoio de uma equipe multiprofissional, composta por profissionais como: psicopedagogos, fonoaudiólogos, orientadores educacionais para dar suporte pedagógico aos profissionais das escolas em que estes alunos estão matriculados, em parceria com a equipe de Supervisão Escolar, com o objetivo de promover seu desenvolvimento educativo pedagógico. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones da Secretaria: (22) 2627-9562 e (22) 2621-1344.
Além disso, o município possui o Centro Municipal de Atendimentos Múltiplos em Saúde Mental, mais conhecido como “Casa Azul”. No Centro funciona o Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos. A unidade conta com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos psiquiatras adulto e infantil, assistente social, psicólogo, fonoaudiologia, musicoterapeuta e fisioterapeuta. A porta de entrada ao serviço se dá através dos grupos de recepção e acolhimento ao usuário, que funcionam todas as terças e quintas-feiras, no horário das 13h30. O Centro Municipal de Atendimentos Múltiplos em Saúde Mental de São Pedro da Aldeia fica situado à Rua Hermógenes Freire da Costa, nº 21, em frente à Câmara Municipal".
Veja também:
http://reporterrenatacristiane.blogspot.com.br/2013/09/desabafo-de-mae-de-autista-reabre.html
Veja também:
http://reporterrenatacristiane.blogspot.com.br/2013/09/desabafo-de-mae-de-autista-reabre.html
nao é que eles estao sendo excluidos ! eles precisam de mais atençao... proficionais treinados p trabalhar com eles.
ResponderExcluirsó quem tem filho autista sabe o q eles precisam... ou acham que essa mae nao gostaria que seu filh estivesse junto com outras crianças?
pelo amor de Deus, vamos ver a diferença.
indigada