terça-feira, 13 de agosto de 2013

Educadores de Macaé participam de capacitação para a prevenção ao uso de drogas


A Coordenadoria de Política sobre Drogas da prefeitura promoveu nesta terça-feira (13) o curso para educadores na prevenção ao uso indevido de drogas, no auditório do Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo). O objetivo foi promover a capacitação, visando instrumentalizar os profissionais da educação para construir e manter programa de prevenção inserindo a temática das drogas no cotidiano escolar. 

O curso, que foi realizado em dois turnos: das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas, começou no dia 6 de agosto e vai até 12 de dezembro. O público alvo é formado por Orientadores Educacionais, Orientadores Pedagógicos, Professores Orientadores e Diretores das Escolas Municipais e Particulares de Macaé.

A capacitação possui quatro turmas divididas em grupos para 80 pessoas – a meta é alcançar os 320 alunos, que podem escolher entre duas datas de cada mês para assistir às palestras. O coordenador de Políticas sobre Drogas, Gleison Guimarães, é o responsável pelos trabalhos.

A gerente do Núcleo de Inserção na Educação da Coordenadoria de Política sobre Drogas, Adriana Feliciano, destacou a importância da parceria entre a secretaria de Educação e o Programa de Saúde Escolar (PSE) nas visitas escolares, no contato com os alunos e com a família, como ponto fundamental na prevenção às drogas. 

As palestrantes do dia, a assistente social Renata Martins e a técnica de enfermagem Ana Paula Moreira fazem parte da equipe do Centro de Referência ao Adolescente (CRA) e abordaram temas sobre o que é a adolescência, a violência entre os jovens, o marco teórico, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sua legislação, os desafios para a escola e educadores.

As profissionais frisaram o protagonismo juvenil e afirmaram que com o aprendizado, os jovens tomam decisões certas para suas vidas e passam estas decisões para amigos. “O curso atendeu as expectativas, o espaço e os alunos são ótimos, e com diálogo podemos trocar ideias e informações, assim podemos entender a demanda das escolas e os participantes tiram as suas dúvidas”, ressaltou a palestrante.

Os alunos e Orientadores Educacionais do curso pontuaram sobre o que eles têm aprendido e a importância dessa capacitação na educação. A orientadora do Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo, Sônia Cardoso, observou que o curso capacita profissionais por meio de novos métodos e olhares. “As aulas mostram um olhar diferenciado para os usuários de drogas e a forma de prevenção. A temática e a proposta são muito interessantes e serão fantásticas para o trabalho educacional no município”, comentou.

Já o orientador do Ciep 455 Maringá, Maurício Henrique, opinou que a troca de experiência entre os profissionais de diversas áreas como os assistentes sociais, os profissionais da saúde e os da própria educação é fundamental. “Diversos pontos de vista sobre o mesmo assunto são apontados, além de atualizações das informações. As questões legais também acrescentam o nosso saber, melhorando assim o desenvolvimento e alcançando o objetivo desse projeto”, assinalou.

Ao final do curso, as escolas e os participantes receberão um Certificado com o Selo da Prevenção, e a prática será inserida na rede municipal de educação do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário