segunda-feira, 15 de julho de 2013

Gabinete da Secretaria de Saúde de Cabo Frio faz visita ao Hospital do Jardim Esperança




Desde o início da manhã desta segunda-feira, 15 de julho, diversos representantes da Secretaria Municipal de Saúde, inclusive os secretários da pasta, estão no Hospital do Jardim Esperança, em Cabo Frio, verificando os principais problemas enfrentados pela unidade de saúde com o intuito de melhorar o atendimento à população. A medida foi determinada pelo prefeito Alair Corrêa. Estiveram na unidade, o secretário de Saúde, Dr. Demócrito Azevedo; o secretário em Administração de Saúde, Demerval Soares; o subsecretário de Patrimônio e Obras, Bernardo Buentes; o subsecretário da Saúde da Criança, Paulo Louro; o coordenador do RH da secretaria Municipal de Saúde, Fábio Brandão e o coordenador geral de manutenção, Getúlio Pereira Filho. Eles foram acompanhados pelo diretor Geral do Hospital, Dr. Sérgio Bandeira; pelo diretor Técnico, Dr. Rafael Vargas; pela administradora do Hospital, Sueli Candido; pelo coordenador da Central de Marcação de Consultas, Adriano Duarte e pelo superintendente da subprefeitura do Jardim Esperança, Mauro Antônio Silva Dantas.
 
A equipe visitou todas as enfermarias, ouviu os pacientes e acompanhantes, além da equipe médica e de enfermagem que atua na unidade hospitalar. Já nesta segunda-feira foram iniciadas obras emergenciais, como a instalação de ventiladores nas enfermarias, troca de lâmpadas e manutenção na rede elétrica. As obras de maior porte estão em processo de licitação e devem iniciar nos próximos 30 dias, mas uma das principais reclamações da população, já foi solucionada. A contratação de 5 pediatras para a emergência. Hoje o quadro foi regularizado e a população pode contar com 3 profissionais em cada plantão.

O responsável pelo almoxarifado também está na unidade fazendo um levantamento dos medicamentos, que por acaso, podem estar faltando para que a situação seja normalizada. O deputado federal, Dr. Paulo César, também esteve no hospital para verificar a possibilidade de realizar cirurgias eletivas num centro cirúrgico que foi construído no segundo andar do prédio, mas que nunca chegou a funcionar.

- O centro cirúrgico tem duas salas para cirurgias, unidade intermediária para recuperação pós-anestésica, balcão de enfermagem. Como ficou durante oito anos sem uso, são necessárias algumas obras. Vamos verificar essa possibilidade com essas obras que vão acontecer. Poderíamos fazer uma unidade para cirurgias eletivas, e podemos deixar as cirurgias de emergência, para o São José Operário, explicou o médico.

O maior problema constatado hoje no Hospital do Jardim Esperança foi o espaço para o atendimento ambulatorial, que funciona no mesmo prédio, e com a crescente demanda e aumento populacional, acaba gerando uma maior concentração de pessoas. O atendimento melhorou muito desde janeiro, com a inclusão de novas especialidades e aumento na prestação de serviços, mas a área dispõe apenas de 5 consultórios, o que limita o serviço. Em janeiro eram feitos 3.640 atendimentos mensais. Hoje este número subiu para 5.700, um aumento de 63%, segundo o diretor da unidade, Dr. Sérgio Bandeira.
 
- Antes não tinha oftalmologia, hoje oferecemos 200 vagas mensais. Não existia a endoscopia digestiva, hoje são 12 por semana. São 320 vagas para clínico geral por semana, mais 230 para pediatria, 30 para psiquiatria, e no caso do ultrasson, que eram realizados 60 semanais, com a contratação de mais uma médica, dobramos para 120 exames por semana, disse Dr. Sérgio Bandeira.

O Hospital do Jardim Esperança conta hoje com oito enfermarias e 33 leitos, sendo um para isolamento. No setor ambulatorial são cinco consultórios. Por dia, somando o atendimento da emergência (adulto = 400/dia), (pediatria = 200/dia) e (ambulatório = entre 350 a 380/dia), o hospital chega a realizar cerca de 900 atendimentos.  Todas as medidas que estão sendo adotadas na unidade visam um melhor atendimento para a população, qualidade já identificada nos Hospitais da Mulher, São José Operário e da Criança, que em pesquisa recente, tiveram mais de 85% de aprovação pela população.

- Estamos vivenciando de perto os problemas do hospital, visitando todos os setores, conversando com os profissionais de saúde e com a população. Nosso objetivo é oferecer uma saúde com qualidade para que o paciente tenha dignidade no atendimento. Se for preciso transferir o atendimento ambulatorial para um outro espaço para melhorar a infra-estrutura hospitalar, vamos definir isso com o prefeito Alair Corrêa, disse o secretário de Administração em Saúde, Demerval Soares.

As equipes médicas e administrativas irão se revezar no atendimento no Hospital do Jardim Esperança. Hoje à tarde, o subsecretario de Saúde, Dr. Carlos Alberto Barrozo, estará no hospital dando encaminhamento às solicitações feitas no período da manhã. A equipe terá uma reunião nesta terça-feira, às 14h, para definir que medidas serão adotadas na unidade hospitalar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário