segunda-feira, 29 de julho de 2013

Encontro em São Pedro da Aldeia marca lançamento do defeso da Lagoa de Araruama


A sede da Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos de São Pedro da Aldeia, à beira da Lagoa de Araruama, no bairro Ponta da Areia, foi o cenário para o lançamento do defeso inédito de todas as espécies da lagoa, que começará nesta quinta-feira (1º de agosto) e vai durar até 31 de outubro. Participaram do evento o prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário geral do Consórcio Intermunicipal Ambiental Lagos São João,  Mário Flávio, o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj,) José Bonifácio, a secretária de Ambiente aldeense, Adriana Saad,os secretários de Ambiente de Arraial do Cabo,Contran de Carvalho; de Iguaba Grande, Paulo Sérgio e de Araruama, Alan Tavares; o secretário de Pesca de Cabo Frio, Cláudio Bastos, além de representantes das Colônias de Pesca e Guardas Ambientais dos cinco municípios, da Marinha do Brasil e da Capitania dos Portos.

O prefeito Cláudio Chumbinho afirmou ser esse um momento muito importante para a preservação do ambiente, não apenas em São Pedro da Aldeia, mas em toda a Região dos Lagos.

- A luta pela preservação da Lagoa é abraçada por nosso governo como uma das missões mais importantes e também é uma luta pessoal, desde o começo da minha vida pública. Temos nessa batalha parceiros no Governo do Estado, como o secretário de Desenvolvimento do Interior, Felipe Peixoto, o secretário de Ambiente, Carlos Minc, o governador Sérgio Cabral, o vice-governador Luís Fernando Pezão.Vamos começar esse defeso com esperança de que a lagoa volte a ser como era - afirmou.

A cerimônia foi comandada pelo representante do Consórcio Ambiental, Francisco Guimarães, o Chico Pescador, que falou sobre a importância do defeso para a preservação das espécies que vivem na Lagoa.

- A gente observa que se por apenas uma semana a pesca deixa de acontecer, a quantidade de peixes aumenta, imagina com esse defeso. Mas não vamos cuidar apenas do pescado, vamos observar as saídas de esgoto clandestinas, das saídas das Estações de Tratamento da Prolagos - afirmou.

O presidente da Fiperj, José Bonifácio, afirmou que o Governo do Rio de Janeiro, em especial à Fundação, está ao lado dos pescadores nesse momento.

- O nosso escritório em Cabo Frio está á disposição de vocês. Somos parceiros e defendemos essa idéia do defeso - afirmou.

A secretária de Ambiente aldeense, Adriana Saad, afirmou que as palavras colocadas no evento resumem o objetivo do defeso.

- Fraternidade, amor, luta, preservação. Tudo isso foi falado aqui e será necessário que coloquemos essas palavras em prática para que a lagoa retome o seu lugar. Em 2000, essa lagoa morreu e precisamos juntar forças para que hoje  a tivéssemos em franca recuperação como. Essa é apenas mais uma das ações. Mas precisamos estar juntos, pois há muito o que fazer - disse a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário