sexta-feira, 7 de junho de 2013

Prefeito de Macaé quer Unidade de Polícia Pacificadora no município

Foto: Flávio Sardou

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, solicitou formalmente ao Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, o modelo estrutural de ocupação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), para o município. O pedido foi feito nesta quinta-feira, 6 de junho, durante o I Encontro Regional do Programa “Compromisso pela Segurança”, realizado durante todo o dia, no Senai Macaé. O evento, que teve a participação de 20 municípios, foi o primeiro de seis reuniões que visam o fortalecimento das políticas sobre Segurança Pública do Estado do Rio e seus municípios.


Durante a abertura o prefeito de Macaé, ressaltou a importância do trabalho conjunto com o Estado na garantia da segurança. 


- A segurança pública é um compromisso de todo cidadão e transborda o compromisso das autoridades. Ela não se pauta exclusivamente no combate à criminalidade, mas deve se iniciar no cotidiano de cada pessoa. É preciso que depois da ocupação, o município possa oferecer para a população saneamento básico, qualidade na educação, qualidade de vida naquelas ilhas de maior violência, entre outros - disse.

O prefeito sobre os desafios para melhorar o atendimento à população:


- Hoje a gente enfrenta em Macaé uma grande ameaça que são as estruturas onde os profissionais de segurança se instalam nos bairros ocupados. É preciso oferecer uma estrutura física digna para nossos profissionais de segurança - lembrou ele. 

Beltrame informou que até o final da semana será enviada ao Gabinete do Prefeito a planta da estrutura solicitada. O secretário falou ainda da importância do encontro para o conhecimento das necessidades de cada município e o planejamento de ações de segurança.


- Este encontro tem como objetivo discutir com os gestores a questão da segurança pública para o estabelecimento de políticas públicas. Precisamos entender os senhores, ouvir as demandas de cada município e saber quais são as peculiaridades não só daqui de Macaé como das outras cidades para podermos traçar as estratégias de atuação - disse. 

O Secretário Estadual anunciou ainda que está sendo construída em Campos a estrutura da primeira FISP (Força Integrada de Segurança Pública). O local será a base onde as diretorias das polícias civis e militares irão estar juntas para pensar políticas públicas de segurança para a região. No total serão sete em todo o Estado, que deverão servir de canal direto com o governo estadual no exercício histórico de integração das forças.

O encontro definiu uma agenda de prioridades para alinhamento e reorganização das políticas ao abordar as questões de segurança pública na perspectiva da prevenção, em que os próprios gestores municipais junto com a Secretaria de Estado de Segurança irão definir quais programas (cursos, projetos, campanhas, etc.) atendem as necessidades da cidade. 

O I Encontro Regional de Gestores sobre Segurança Pública percorrerá as cinco Regiões Integradas de Segurança Pública – RISP, esta Será a primeira etapa do Programa “Compromisso pela Segurança”. 

Participaram ainda do encontro Subsecretários de Estado de Segurança; Diretor Geral de Polícia do Interior, José Renato Chernicharo; chefe do Estado Maior Administrativo da Polícia Militar, coronel Robson Rodrigues; Comandantes de Policiamento de Área; Diretores de Policiamento de Área; secretários Municipais da área de segurança pública e inspetores de Guardas Municipais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário