terça-feira, 4 de junho de 2013

Mostra, palestra e plantio na Semana do Ambiente em Rio das Ostras


O Dia do Meio Ambiente será comemorado em Rio das Ostras durante toda a semana. Cerca de 500 mudas de árvores nativas e da mata atlântica serão plantadas no município. No primeiro dia, estudantes da Escola Estadual Municipalizada Fazenda Reunidas da Atlântica, participaram do plantio de espécies como Pau Brasil, Ipê e Pau Ferro, na pista auxiliar a margem da Rodovia Amaral Peixoto, na proximidade da Estrada do Contorno. Participaram ainda da abertura a subsecretaria do Ambiente Alice Guida e o chefe do Gabinete, Aldem Vieira. 

O secretário municipal do Ambiente Nivadol Talon, destaca que envolver os estudantes nesse projeto é positivo, pois eles têm grande poder de sensibilizar a família e os vizinhos, sem contar que desenvolver essa consciência de preservação é fundamental, já que eles serão os adultos do futuro. 

Além do plantio, os alunos puderam acompanhar a exposição de fotografias “As belezas da nossa terra” de Nathalia Ferreira. Também puderam conferir os trabalhos da ONG Tema, na qual o lixo eletrônico foi transformado em objeto de decoração. Há até mesmo uma bicicleta que gera energia. 

Nesta quarta-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente haverá oficina literária a partir das 9h, com a professora Adriana Izidoro. E às 17h30, mesa redonda, no auditório da Secretaria do Ambiente, com o tema” Saneamento Básico , Meio Ambiente e Saúde”, que reúne o diretor do Departamento de Saneamento Aladim Mendes, e representantes Foz do Brasil e o prefeito Sabino. 

As pessoas que desejarem podem participar do passeio ciclístico no sábado, dia 8, com largada às 8h, na Boca da Barra. O ponto de chegada será a Lagoa de Iriry. O Parque dos Pássaros fica na Rua Petrópolis, s/nº - Jardim Marilea. O telefone para mais informações sobre a programação é 2771-6419. Inscrições para as diversas atividades podem ser feitas pelo e-mail eventossemap@gmail.com 

TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL - Em Rio das Ostras, é garantida a preservação de 18,74% do território por meio das Áreas Protegidas. Assim, o município tem a possibilidade de manter suas bacias hidrográficas, restinga, fauna e flora. Um exemplo é a APA da Lagoa do Iriry, com mais de 949 mil metros quadrados, que disciplina o processo de ocupação para proteger a biodiversidade, assegurando o uso de seus recursos naturais e a qualidade de vida. 

Outro destaque no território sustentável de Rio das Ostras é a Reserva Biológica REBIO União, espaço que abriga elementos primários da flora, além de apresentar as melhores condições ambientais da região, onde fica registrada a presença de uma das maiores populações silvestres de mico-leão-dourado. São 2.548 hectares, com 2/3 cobertos por densa Mata Atlântica, se estendendo até Macaé e Casimiro de Abreu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário