Fotos: Til Santos |
O Centro Municipal de Alimentação e Nutrição (Ceman) passou por uma série de reformas nos últimos dois meses. A unidade recebeu pintura nova, além de reparos nas instalações. O objetivo é oferecer um atendimento em um local adequado em que o paciente se sinta bem.
A unidade atende a cerca de 800 pessoas por mês. Desse total, 90% são mulheres, que foram encaminhadas ao centro para tratamento de algum transtorno alimentar. Segundo a diretora do Ceman, Flávia Braga, os casos mais comuns são a compulsão e a obesidade.
- Esses pacientes precisam realmente de um acompanhamento especializado e por isso essas pessoas são encaminhadas ao Ceman. A nossa equipe abraça o paciente para que ele se sinta acolhido e consiga avançar no tratamento, explica a diretora.
A primeira consulta é sempre marcada com uma nutricionista que irá analisar o paciente, determinando o tratamento a ser realizado. Nos casos mais simples, que envolvem sobrepeso, desnutrição ou baixo peso, o acompanhamento é feito pela nutricionista, que orienta para a boa alimentação, prepara os cardápios e auxilia o paciente a ter disciplina ao se alimentar.
Nos casos mais complexos, onde estão incluídos a bulimia, a anorexia e a obesidade, o paciente é encaminhado para a equipe de transtorno alimentar, que é composta por psicólogo, nutricionista, psiquiatra, cardiologista e fisioterapeuta. Essas pessoas recebem orientação sobre a melhor forma de lidar com as dificuldades alimentares, e com os fatores psicológicos que as levam a esse desequilíbrio.
O centro também atende alguns pacientes em domicílio. São pessoas com obesidade mórbida, por exemplo, ou que possuem alguma limitação para se locomover até o Ceman. Outro projeto que será desenvolvido no Ceman são os grupos de apoio. Essas reuniões acontecerão no próprio centro, e uns dos objetivos são o relacionamento social e a interação entre os participantes.
- Vamos ter o grupo terapêutico que servirá como apoio para as pessoas que já não necessitam mais do atendimento individual, e também, o grupo de incentivo, que funcionará como uma manutenção do tratamento, estimulando os pacientes a seguirem sozinhos, afirma.
Para aperfeiçoar ainda mais o atendimento na unidade de saúde, sete profissionais que atuam no Ceman irão participar entre os dias 25 e 28 de junho, do Congresso Brasileiro de Transtorno Alimentar e Obesidade, em São Paulo.
- Nosso objetivo é aprimorar os nossos conhecimentos para saber lidar melhor com os problemas e pacientes que nos procuram. É a primeira vez que uma equipe do Ceman participa de um encontro como esse e a partir de agora estaremos sempre procurando nos aperfeiçoar, disse a diretora.
O Ceman fica localizado à Rua Professor Edilson Duarte, n° 136, bairro Jardim Caiçara. O horário de funcionamento é de 8h às 17h, de segunda à sexta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário