Fotos: Anneliese Lobo |
Alunos da Escola Municipal Professor Edilson Duarte participaram da 31ª edição do “Intercolegial O Globo” – um evento esportivo que envolve todas as escolas do Estado do Rio de Janeiro. Os meninos obtiveram bons resultados durante a competição de xadrez que aconteceu no Sistema Elite de Ensino, em Vila Valqueire, no Rio de Janeiro.
Para comemorar, a secretária de Educação, professora Elenice Martins, recebeu a garotada em seu gabinete para um descontraído café da manhã e aproveitou para pedir umas aulas.
– Estamos muito orgulhosos com a participação de vocês. O xadrez é um jogo difícil, que requer muita técnica. Contribui para a imaginação, melhora a memória e aumenta a capacidade de concentração e raciocínio. Sempre quis ser boa jogadora, mas ainda não tive oportunidade. Quem sabe agora não posso aprender com vocês essa arte? –brincou a secretária que ainda agradeceu aos alunos pela importante representação do município durante o campeonato.
Além dos quatro alunos da E. M. Prof. Edilson Duarte, Cabo Frio ainda contou com a participação de mais duas alunas do Instituto de Educação Prof.ª Ismar Gomes de Azevedo. Juntos, a seleção cabo-friense conquistou um total de 10 pontos, o que garantiu a colocação da equipe no ranking de Xadrez Estudantil do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com a professora de Educação Física das duas escolas de Cabo Frio, Palmira Gamallo, responsável pela inscrição dos estudantes, a integração entre os alunos das escolas do Estado e do Município foi um ponto fundamental para o sucesso.
– Os alunos do município chegaram a treinar com os competidores do Instituto de Educação. Assim, aumentamos nossa força e, juntos, ganhamos ainda mais visibilidade. Estamos destacando o nome de nossa cidade e ocupando espaços valiosos – explica a professora.
Pablo Souza Moreno, de 12 anos, foi um dos competidores e está orgulhoso. Ele conta que começou a praticar o esporte durante um projeto da escola: o “Mais Educação”.
- No ano passado comecei a participar do projeto sem nenhuma pretensão de ser um grande jogador. Depois fui gostando muito e agora sinto que sou privilegiado em participar - conta o menino que destaca a importância dos colegas da escola para a vitória que obteve. “Meus amigos jogavam contra mim e me ajudavam a treinar. Alguns deles seriam ótimos competidores também”.
Já Rafael Barbosa, de apenas 11 anos, começou no xadrez como uma simples brincadeira de computador. O interesse foi crescendo e só então resolveu treinar com o grupo da escola no mesmo programa de Pablo. Hoje ele é destaque no município.
- Sou o primeiro das escolas de Cabo Frio e não pretendo mais parar - afirma o menino.
Rafael dá dicas importantes para quem sonha em ser um bom jogador de xadrez:
– Dedicação é o principal ingrediente. Eu jogo, pelo menos, duas partidas de xadrez diariamente. O xadrez é um jogo que exige muita atenção e treino – completa.
O Intercolegial tem a finalidade de estimular a prática esportiva entre os jovens, promover a integração entre os colégios, auxiliar no intercâmbio de métodos aplicados à educação física e descobrir novos talentos para o esporte. O xadrez foi uma modalidade que bateu recorde de inscrições em 2013, com 289 alunos de 29 escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário