terça-feira, 21 de maio de 2013

Búzios realiza etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades



Evento acontece neste sábado, dia 25, no Blue Tree Park


Será realizada, no próximo sábado, dia 25 de maio, no Blue Tree Park Búzios (Tucuns), a etapa municipal da 5ª Conferência Nacional das Cidades, que tem como foco principal o debate sobre a implementação do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), além de novas políticas públicas de Moradia digna, mobilidade, saneamento, planejamento urbano. O evento está marcado para começar às 9h e é aberto à população.

A Conferência Municipal é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Ministério das Cidades, que acontece de 20 a 24 de novembro, em Brasília (DF). O evento municipal desenvolverá seus trabalhos a partir do lema “Quem muda a Cidade somos nós: Reforma Urbana Já!”, definido na convocação da 5ª Conferência Nacional. Composto por mesas de debate, painéis, plenária e ato público, o evento terá a coordenação das Secretarias Municipais de Habitação e de Planejamento e servirá, também, para a eleição dos membros do Conselho Municipal da Cidade assim como os delegados que representarão Búzios nas etapas estadual e nacional.

           A Conferência consolida um processo que se iniciou na constituição de 1988 com a inclusão dos artigos 182 e 183, que tratam da questão urbana, tendo o histórico de uma realidade social de inexistência de políticas e estruturas institucionais que dessem conta da realidade e da complexidade das Cidades no Brasil. As etapas municipais propiciam a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade e possibilitam a troca de conhecimentos e experiências nas diferentes realidades locais brasileiras. Além disso, será um momento de captação das demandas necessárias que permitam um melhor direcionamento das diretrizes das políticas territoriais nacionais.

O período de realização da Conferência Nacional é de 20 a 24 de novembro de 2013, em Brasília-DF, de acordo com a Resolução nº 14, de 06 de junho de 2012. Já a Etapa Estadual deverá acontecer de 1º de julho a 28 de setembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário