quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cabo Frio e Arraial do Cabo fazem ações contra a dengue




Mobilização marcará o início de uma grande campanha de conscientização e prevenção

O próximo sábado, dia 2 de março, será marcado pelo lançamento da grande campanha “Eu luto contra a dengue, eu luto pela vida”, em Cabo Frio. Uma caminhada será realizada a partir da Praça Porto Rocha, no Centro, terminando na Praça de São Cristóvão. A mobilização contará com a presença do Prefeito Alair Corrêa, dos representantes da Secretaria Estadual de Saúde, dos secretários de Saúde Dr. Demócrito Azevedo e Demerval Soares, além dos secretários das outras pastas e população em geral.

A Praça Porto Rocha será o palco dessa grande mobilização, onde será montada uma a estrutura para o evento. Durante o encontro haverá distribuição de material informativo, demonstrações de ações de prevenção, além da divulgação dos projetos elaborados pelas secretarias municipais para dar continuidade à campanha.

O objetivo da campanha é realizar uma grande ação de conscientização a respeito dos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue. O prefeito Alair Corrêa afirmou que não medirá esforços para que a campanha seja um sucesso.

- A caminhada é apenas o começo da nossa campanha, que vai continuar a partir de projetos que cada secretaria irá levar adiante. Vamos trabalhar firme para que todas as pessoas do nosso município faça parte dessa grande ação e para que a nossa cidade tenha a cada dia menos casos registrados da doença – afirmou o prefeito.

O primeiro passo para a realização dessa campanha foi dado a partir da visita a Cabo Frio do Secretário Estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, no dia 23 de janeiro, quando foi firmada a parceira com o município. A partir de então, o Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Cabo Frio começou a traçar as metas da campanha.

A caminhada contra a dengue terá início às 9h, e sairá da Praça Porto Rocha, passando pelo comércio central em direção à Rodoviária, seguindo pelo Jardim Caiçara, até à Praça de São Cristóvão.



Combate a dengue é intensificado também em Arraial do Cabo
Departamento de Vigilância Epidemiológica trabalha diariamente para combater a doença

ARRAIAL DO CABO (RJ) – Os casos de dengue crescem consideravelmente durante o verão e os cuidados devem ser redobrados por parte da população. Pensando nisso, o Departamento de Vigilância Epidemiológica de Arraial do Cabo tem trabalhado para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti) , identificando, eliminando focos e fazendo busca ativa de pacientes suspeitos de terem contraído a doença.

De acordo com o coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Guilherme Barretto, o trabalho é realizado diariamente a fim de monitorar e oferecer assistência ao paciente e levantar dados para ações futuras de combate e prevenção.

 “O trabalho de combate permanente a dengue está sendo intensificado em sua rotina, através do acompanhamento, investigação e monitoramento de todas as doenças de notificação compulsória identificadas no município cabista” explicou o coordenador.

Guilherme ressaltou ainda que medidas básicas como manter caixas, tonéis e barris d´água tampados, não deixar água acumular em pneus, lajes e garrafas e manter os pratos de vasos de plantas com areia até a borda vão sempre ser de responsabilidade da população no combate a doença.

Número de casos de dengue
Em 2008 foram registrados 64 casos de dengue no município e 11 foram descartados. Em 2009 esse número caiu para 9 casos e 3 descartados. Em 2010 dos 17 casos investigados, três foram descartados. Em 2011 foram registrados 97 casos, sendo 49 confirmados. Em 2012, a Secretaria de Saúde cabista notificou apenas 3 casos suspeitos, não graves, até o mês de março, sendo 2 no distrito de Figueira e 1 na Praia dos Anjos. E este ano, foram confirmados até o final de fevereiro 23 casos e 32 estão sendo investigados.

“É importante lembrar que a Dengue se combate todos os dias e a participação da população é a arma principal contra o mosquito transmissor. Evitando o acúmulo de água parada, lixo e estar sempre atento aos sintomas da doença pode fazer uma grande  diferença”, concluiu Guilherme.

2 comentários:

  1. precisamos das equipes aqui em porto do carro de são pedro da aldeia pois já temos várias pessoas com dengue aqui no bairro peço a ajuda das equipes contra á dengue. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  2. Em São Pedro da Aldeia alguns bairros estão cheios de poças de água sem escoamento... SOS São Pedro!!!!!!!!!!!!!!!!!! Esse problema já acontece há muito tempo mas parece que a nova prefeitura não entende ainda a gravidade disso.. Inúmeros casos de dengue e nenhuma providência!!!!!

    ResponderExcluir