São 14 km de rede de esgoto com uma estação de tratamento e duas estações elevatórias
A manhã desta quarta-feira, 30, foi marcada pelo início da obra de rede de esgoto, no distrito de Monte Alto, em Arraial do Cabo. Um projeto da Prefeitura Municipal através das Secretarias de Obras e Ambiente, financiado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano, FECAM, com parte do município. O investimento para o esgotamento sanitário compreende em R$ 9,8 milhões, que serão aplicados em 14 km de rede de esgoto com uma estação de tratamento e duas estações elevatórias. A obra está sendo feita pela construtora Colares Linhares e vai atender todo o distrito, começando pelas ruas Marimbás e Amazonas.
De acordo com a engenheira responsável pela obra Joyce Farias, cerca de 70 homens estarão trabalhando de segunda a sexta-feira para que a obra termine no prazo de 6 meses.
“Após a obra, o esgoto de Monte Alto não vai entrar em contato com o lençol freático, o que poluí a lagoa e o meio ambiente. O esgoto vai ser tratado e descartado limpo”, explica Joyce.
Segundo o secretário do Ambiente, David Aguiar, com esse investimento os moradores vão deixar de ter o sistema alternativo, ou seja, fossa filtro sumidouro, para um esgoto canalizado e tratado jogado no corpo receptor. E vai contribuir para aumentar a qualidade e expectativa de vida dos moradores locais.
“E apesar de suportar até mesmo em alta temporada, a estação de tratamento de esgoto é modular, ou seja, permite uma ampliação, o que é necessário para uma área que cresce cada vez mais”, explica o secretário.
Para o prefeito Wanderson Cardoso de Brito, os distritos de Arraial do Cabo estão crescendo muito e graças a Deus grandes avanços estão acontecendo.
“Estamos realizando grandes investimentos. Primeiro foi à água, que com a parceria da Prolagos foi feita 12,5Km de rede, sendo um reservatório para Monte Alto e outro para Figueira. E agora o esgoto tratado, que vai resultar em um solo mais limpo, proporcionando uma vida melhor e garantindo a saúde da população, além da preservação ambiental”, disse o prefeito.
O prefeito Andinho garante que, após Monte Alto, será a vez de Figueira receber investimentos para o esgotamento sanitário.
Além do prefeito Wanderson Cardoso de Brito e do secretário do Ambiente, David Aguiar, o início das obras de rede de esgoto contou ainda com a presença do secretário de Obras, Adiel Almeida, presidente da ESAC, Carlos Cacadi Bertollo, presidente da Ecatur, Francisco Eduardo Freire, dos vereadores Júnior Almenara, Ayron Freixo, Maria Amaral, Luciano Teixeira e do ex-vereador José Ardson Amorim.
A água ainda não chegou em Figueira e já falam em esgoto? Tem alguma coisa errada nisso aí! Realmente obras foram feitas, instalarm hidrometro e canalização, mas sòmente isso!
ResponderExcluirContinuo pagando R$100,00 por uma pipa dágua, de 15 em 15 dias.
SOCOORRO MEU PREFEITO!
Apoiado!! Eu também continuo pagando pra ter água. Moro em Figueira e nem canalização está passando pelo lado da Estrada onde fica minha rua. Poucos possuem o líquido precioso, e já ficaram na seca nas festas de fim de ano. As casas proximas ao Clube da Aeronáutica foram os sortudos!!!! E minha casa fica bem antes do clube.
ResponderExcluirVamos ver se o Parque das Gaivotas será lembrado.