segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Entrevista exclusiva com deputado Janio Mendes






Depois de um breve recolhimento, o candidato a prefeito em Cabo Frio, Janio Mendes, fala com exclusividade ao BLOG REPÓRTER RENATA CRISTIANE. E para quem pensa que a derrota nas urnas e nos tribunais o desanimou, engana-se. 

Luciano Hilário
Fôlego refeito, retornou à ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) motivado e faz declarações que vão "dar o que falar" no teatro político local. Entre os destaques: está recorrendo no processo de Alair ao Supremo Tribunal Federal, presidido por Joaquim Barbosa. Além disso, confirma que vai buscar a reeleição como deputado e que não desistiu de ser prefeito da cidade. E tem mais. Está pronto e disposto a organizar a oposição. Pra começo de conversa  vai convidar Marquinho Mendes para voltar ao PDT fortalecendo o partido e o grupo que vai fiscalizar e enfrentar Alair Corrêa pelos próximos anos. Com a palavra o deputado Janio Mendes


Renata Cristiane: Depois do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ter colocado fim a interminável eleição de Cabo Frio, qual é sua análise sobre todo processo eleitoral da cidade?

Janio Mendes: A decisão do TSE não esgota o processo, define um eleito para a posse em primeiro de janeiro. O processo segue agora para o STF, quando, então, terá seu desfecho definitivo. Até lá o Alair é o prefeito. Saio da eleição fortalecido com a consciência tranquila do dever cumprido. Dei o meu melhor, falei do futuro, da geração de emprego, da formação de nosso povo, enfim de coisas que acredito.

Renata Cristiane: É raro um candidato com apoio da máquina perder uma eleição. Você foi o candidato a prefeito que mais teve apoio aberto de grandes forças políticas, começando pelo prefeito, passando pelo governador, deputados, senadores e até mesmo Lula e Dilma, o que aconteceu?

MM de volta ao PDT?
Janio Mendes: Não é verdade que seja raro um candidato com o apoio da máquina perder, se assim fosse não teríamos alternância do poder em várias cidades e no país. Depende do estágio de avaliação da máquina e da maneira como se usa. É fato que no momento que consolidamos a aliança, o governo tinha um forte desgaste, natural de oito anos e em razão da briga política que paralisou a cidade. O governo só andou no segundo mandato durante e depois das eleições, as pesquisas indicavam isso. Diversas pessoas me sugeriam esconder o apoio da máquina, mas eu recusei terminantemente e não me arrependo disso. Cheguei a afirmar a certa altura: se for para esconder a verdade do povo, prefiro não ser candidato. Não tenho motivos para me envergonhar do apoio do Marquinho, nem das alianças que fiz. Minha candidatura fez bem ao governo e o apoio do governo me fez bem. Construímos um respeitável arco de alianças, tivemos a capacidade de envolver os governos do estado e federal na discussão do futuro da cidade de Cabo Frio, mas nos faltou tempo político para unificar o discurso e motivar toda a base no processo eleitoral. 

Demos emoção à campanha, percorri todas as ruas motivamos pessoas. Nossas caminhadas e carreatas foram as mais concorridas da história politica da cidade. O tempo foi nosso adversário, não tivemos o tempo do namoro e do noivado, fomos direto para o casamento e o povo não assimilou a tempo nossa união, quatrro meses foram pouco para os ajustes necessários e convencimento a alguns integrantes do governo que já estavam embarcados na campanha do Alair a mudar de barco. Mas, saio feliz e fortalecido. Fui um trabalhador incansável, como foi Marquinho e seu grupo. Diziam que o candidato da máquina não chegava a 20 mil votos e alcançamos 41 mil.

Renata Cristiane: Você está de volta à ALERJ. Como está sua situação na condição de deputado. Suplente ou já conseguiu uma vaga definitiva?

Com Luizinho volta à ALERJ
Janio Mendes: No momento ocupo a vaga do Felipe Peixoto, que retornou à secretaria de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca. É fato que a deputada Andreia Busatto teve seu diploma cassado por decisão do TSE e seu processo encontra-se na fase administrativa da Alerj, que já foi comunicada do afastamento. Cabe-me aguardar o desdobramento dos fatos, sendo garantido a ela o direito a ampla defesa do estado democrático de direito. De uma forma ou de outra sou Deputado no exercício pleno do mandato e trabalho em favor de nossa cidade e região.

Renata Cristiane: Depois de uma votação pessoal histórica, em que você superou a marca dos 40 mil votos, pretende voltar a se candidatar ao cargo em 2016 ou segue deputado com vistas para 2014?

Janio Mendes:: A eleição de 2014 é uma eleição estadual, e no campo do Estado o partido já decidiu, sou candidato à reeleição de deputado estadual em 2014. Para 2016, no plano municipal, não me furtarei a contribuir para o futuro da cidade, temos um grupo politico no PDT e com aliados históricos e agora fortalecido com os apoios que tivemos do Marquinho e seu grupo com quem conversaremos e decidiremos juntos o caminho a seguir.

Renata Cristiane: A oposição derrotada, procura agora se organizar, refazer-se da disputa. Marquinho Mendes já anunciou sua candidatura nas próximas eleições municipais. Quem será o líder dessa oposição? Você? Marquinho? Como ficará o quadro oposicionista e, em especial, o PDT em Cabo Frio e Região dos Lagos?

disposto a liderar
 Janio Mendes: É natural que após uma eleição você faça reflexões e defina rumos, se não se fizer assim comete-se um grande erro. Nosso projeto não é egoísta, muito menos individual, por isso discutiremos em grupo. Quanto ao Marquinho, irá terminar bem governo, entregando grandes obras, com a conquista do PCCR (Plano de Cargos e Salários) para servidor e no exercício pleno de seus direitos políticos é natural que fale de pretensões futuras, estranho seria se não falasse e não as tivesse. Juntos iremos conduzir o processo, formalizarei o convite para que se assim ele desejar, possa retornar ao PDT. Vamos acompanhar, fiscalizar cada ação de governo, exercendo um controle externo e mantendo a população informada dos fatos.

Renata Cristiane: Fique à vontade para falar com nossos internautas.

Janio Mendes: Agradeço a você o espaço e a oportunidade. Ao internauta a confiança depositada. A todos desejo um 2013 de muita felicidade, que nos traga esperança por tempos melhores. Desejo um Natal de muita paz. Obrigado!

4 comentários:

  1. JÂNIO, PELO AMOR DE DEUS, DEU DEFEITO, COLEGA? VAI FAZER RECALL E DEPOIS VOLTA, QUE RENATA VAI TE FAZER AS MESMAS PERGUNTAS NOVAMENTE, NÃO É RENATA?

    DEPOIS DE UMA ADMINISTRAÇÃO DE GATO FAZER E JOGAR TERRA EM CIMA, MARQUINHO, AINDA QUER SER CANDIDATO A PREFEITO EM 2016? NÃO PODE ACABAR O MUNDO. É PIADA? NEM DEIXEI AS MINHAS SOBRINHAS DE DOIS ANOS: LER O BLOG DA RENATA HOJE - IMAGINE, AS POBREZINHAS COM SINDROME DO PÂNICO ANTECIPADA - CENSURADO!
    MARQUINHO PEDE PARA LIMPAR OS BUEIROS E ESGOTOS DA CIDADE E SAI. DA MINHA RUA, TENS UNS 15 ANOS, QUE NÃO SÃO LIMPOS.
    FALA SÉRIO!


    ResponderExcluir
  2. O povo de Cabo Frio é muito idiota mesmo né, fala bem de Alair que ficou os últimos 4 anos atrapalhando o governo de Marquinhos.
    Agora os índices são irão aumentar.Exs: violência, furtos, roubos, mortes e etc, pq Alair só pensa em festinha, onde as comunidades de Cabo Frio se fazem presentes e com ela os marginais também. Cabo Frio tem o que merece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que povo "fala bem de Alair", cara pálida, digo cara sem rosto?
      Agora que não pode criticar nada na cidade, que logo, vem um fanatico e diz: "Alair vai dar jeito. Vai melhorar". O que é isso? Cabo Frio vai virar uma Suíça com a chegada do Alair? Até no transporte Alair vai dar jeito, vai impedir que Adão morda a maça, também? Só espero que não chegue montado em um cavalo alado branco, porque será demais para os meus olhos.
      Pois é, o povo tem o que merece, e nós que não merecemos, merecemos juntos, não é? Isso que mata!

      Excluir