terça-feira, 19 de junho de 2012

Aeroporto de Cabo Frio desafoga tráfego aéreo da Rio+20




Por Andréa Luiza Collet - fotos Luciano Moreira do Diário do Litoral

O Aeroporto Internacional de Cabo Frio está mais movimentado nestes dias. A estrutura instalada na Região dos Lagos está sendo fundamental para desafogar o tráfego aéreo da capital fluminense, que recebe um excedente de pelo menos 370 voos extras – inclusive de delegações de chefes de estado – durante a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que termina nesta sexta-feira, 22. Em dias “normais”, os terminais aéreos da cidade do Rio de Janeiro recebem cerca de 800 voos, entre chegadas e partidas. Algumas empresas da aviação comercial trocaram o itinerário ou cancelaram voos.

A estrutura cabofriense está recebendo voos de carga, da aviação executiva e de helicópteros. Além do voo semanal do avião cargueiro da empresa Absa, oriundo dos Estados Unidos, mais três voos de aviões desse porte estão desembarcando em Cabo Frio entre os dias 10 e 24: todos da Amerijet, oriundos de Trinidad e Tobago. A unidade também está recebendo 11 aeronaves executivas de médio e grande porte até o próximo domingo, 24. A maioria dos voos foi desviada do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão) e do Aeroporto de Jacarepaguá/Roberto Marinho. O apoio off-shore também se intensificou. Por 14 dias, mais quatro helicópteros que levam trabalhadores às plataformas de petróleo estão partindo do aeroporto de Cabo Frio, além das 10 aeronaves que já realizam esse tipo de serviço diariamente. A empresa Trip mantém a regularidade, com dois voos semanais, trazendo passageiros oriundos de Belo Horizonte, sempre nos fins de semana.

A assessoria de comunicação da Libra Aeroportos informou que mesmo com a movimentação maior, o aeroporto ainda não está operando em sua capacidade máxima e que todos os cuidados para manter a segurança e a qualidade nas operações foram tomados.


Pátio de helicópteros
Nos próximos dias, a Libra Aeroportos iniciará as obras de ampliação do pátio de estacionamento de helicópteros, acrescentando mais seis vagas à estrutura que existente atualmente, com 10 espaços. Em 2012, a movimentação de helicópteros deve responder por 25% do orçamento de receitas do aeroporto.

Quanto às obras de ampliação do pátio de helicópteros em mais 30 vagas, que serão executadas com recursos do Profaa (Programa Federal de Auxílio a Aeroportos), na ordem de R$ 8 milhões, os trabalhos devem ser iniciados assim que os trâmites necessários para a celebração do convênio entre os poderes executivos municipal, estadual e federal sejam concluídos. Em abril, a prefeitura de Cabo Frio encaminhou a documentação à secretaria de Transporte do Estado, que repassou ao Escritório de Gerenciamento e Projetos para análise. Tentamos contato com a assessoria de comunicação da secretaria para saber como anda o processo, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.

Um comentário:

  1. Oi Renata te acompanho a algum tempo, e venho notando diferença nas sua reportagens, não esta mas colocando fotos e nem postando noticias com fotos no facebook, esse negocio de balanço de reportagem ta por fora queremos ver fotos dos fatos vlw um grande abraço e muita sorte.

    ResponderExcluir