quarta-feira, 18 de abril de 2012

Panorama das eleições municipais de Cabo Frio segundo JB



Município com pouco mais de 130 mil eleitores, ou 1,1% do total de votantes, segundo dados de levantamento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Cabo Frio (Região dos Lagos) terá de escolher seu próximo prefeito entre alguns ex-presidentes da Câmara de Vereadores local. Isto porque três dos pré-candidatos já ocuparam o cargo em algum momento de suas trajetórias políticas.

Alair Corrêa (PP), exerceu o posto na década de 1970. O deputado estadual Jânio Mendes (PDT) foi presidente nos anos 1980. Já Alfredo Gonçalves (PMDB) comandou as sessões da Câmara local no fim da década passada.


Alair Corrêa (PP)

Sua vida política teve início em 1970 quando foi eleito vereador, sendo reeleito dois anos mais tarde. Em 1973, assumiu a Presidência da Câmara Municipal de Cabo Frio. Dez anos depois,  elegeu-se prefeito de Cabo Frio, quando Arraial do Cabo e Armação dos Búzios ainda faziam parte do município. Em 1997 reassumiu a prefeitura, onde ficou por dois mandatos seguidos. Em 2008, foi derrotado pelo atual prefeito, Marquinhos Mendes.

Em âmbito estadual, ocupou, em 1994 e 2006, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Na última vez em que se elegeu deputado estadual obteve votação de 80.700 votos.

Alfredo Gonçalves (PMDB)

Candidato apoiado pelo atual prefeito Marquinhos Mendes, que não poderá tentar a reeleição, o vereador Alfredo Gonçalves era, até bem pouco tempo, chefe de gabinete da Prefeitura de Cabo Frio. Deixou o posto para voltar à Câmara de Vereadores e poder concorrer à Prefeitura da cidade.

Vereador em segundo mandato consecutivo, Alfredo que foi presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio entre 2009 e 2010, candidatou-se a deputado estadual em 2006, quando não se elegeu com os 11.454 votos obtidos. Já foi, também, Procurador do Município de Arraial do Cabo.

Janio Mendes (PDT)

Deputado estadual em primeiro mandato, Janio Mendes foi eleito com pouco mais de 21 mil votos. Foi, inicialmente, suplente, e tomou posse após Felipe Peixoto assumir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.

Aos 22 anos, em 1987, ele se elegeu pela primeira vez vereador no município de Cabo Frio, onde cumpriu quatro mandatos consecutivos. Logo no primeiro mandato, Janio conquistou a presidência da Casa e foi o mais jovem vereador a ocupar a presidência da Mesa Diretora de uma Câmara Municipal. Janio já foi secretário de governo no município. Também já ocupou cargos na prefeitura de Armação dos Búzios, onde foi chefe de gabinete do atual prefeito, Mirinho Braga,  secretário de Finanças, e por último, secretário de Gestão.

3 comentários:

  1. AI EU VOU DAR UMA DE ALAIRZISTA: EU CHORO! BUÁ BUÁ BUÁ! QUE RENOVAÇÃO! QUE MUDANÇA! SÓ JESUS NAS NOSSAS CAUSAS. SÓ TEM ESSE TRIO? E O RESTO?
    ALAIR CORREA, ALFREDO GONÇALVES OU JÂNIO, JÁ DEU PARA PERCEBER QUE NÃO MUDARÁ NADA NO "TRANSPORTE PÚBLICO" DA CIDADE. A ESPERANÇA DOS 99,99% DOS USUÁRIOS ACOMODADOS ESTÁ NA LICITAÇÃO. AGORA, QUANDO SERÁ. SE DUVIDAR, NEM DEUS SABE!
    O QUE SE SALVA, NO ÚLTIMO MINUTO DO SEGUNDO TEMPO DA PRORROGAÇÃO DESSA RELAÇÃO É O JÂNIO MENDES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filho eles não colocaram o nome do Dr. Paulo César é porque estão com medo de ser instalado uma auditoria e prender todo mundo, e vai ter gente pra caramba heim? Mas o Paulo César é Candidatíssimo, o único da oposição e o único ficha limpa.

      Excluir
    2. COLEGA, QUEM NÃO TEM CONHECIMENTO DA "CAUSA", PENSA QUE SÓ TEM ESSSES "CANDIDATOS".

      ISSO AÍ É IGUAL A "POBRE", QUANDO RECEBE VISITA EM CASA E O SOFÁ ESTA FURADO. UM LEVANTA E OUTRO SENTA PARA TAPAR O BURACO, PARA A VISITA NÃO VER.

      Excluir