segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Domingo de sol forte leva milhares de pessoas às praias de Cabo Frio


Praia do Forte: guarda-sol toma conta - Foto Zininha
Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, espera receber cerca de um milhão de pessoas para a virada do ano. A queima de fogos tradicional da cidade, que vai durar cerca de 17 minutos, e os shows agendados para este final de ano e início de 2014 na Praia do Forte prometem atrair milhares de pessoas ao município, não só de cidades vizinhas, como São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo, Saquarema e Araruama, como das regiões serrana e norte do estado, assim como de cidades de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.
Neste domingo (29), centenas de pessoas já dividiram espaço nas areias e no mar da Paria Forte, a principal praia da cidade, e também lotaram as praias do Peró, Conchas e Palmeiras. Quem não chegou cedo, teve que procurar muito para arranjar barracas ou conseguir um lugarzinho para montar seus guarda-sois.

A temperatura neste domingo de sol chega perto dos 38ºC, com sensação térmica de 42 ºC, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe. Apresar da previsão de chuva à tarde, até às 16h o céu continuava sem sinais de nuvens. Para esta segunda-feira, dia 31, os termômetros podem variar de 24 ºC a 32ºC com possibilidade de pancadas de chuva à tarde.
Água agradável - foto Andreia Constâncio
Um barraca na praia não sai por menos de R$ 50. Os comerciantes cobram dos turistas o pagamento pela barraca ou o mesmo valor de consumação de alimentos e bebidas. Segundo o barraqueiro Luiz Pontes, 36 anos, está é única forma de garantir que os banhistas fiquem no espaço e consumam. " Se a gente não fizer isso, a maioria das pessoas pega as barracas e fica o dia inteiro sem consumir nada com a gente. Compram bebidas e comida somente com os ambulantes e ficamos no prejuízo", justificou.
Nova regra passa a valer para barracas
A regra começou a valer na última quinta-feira (26). Agora, o comerciante pode alugar a barraca por R$ 25 ou apenas emprestá-la para quem for consumir no local. Segundo a prefeitura, a regra foi criada com a intenção de deixar livre o espaço na praia, que é público. Além de evitar a cobrança de consumação mínima pelos donos dos quiosques.
Espaço disputado
Serão 300 pessoas trabalhando em quatro turnos somente na Praia do Forte para fiscalizar o trabalho dos quiosques. Os 1.500 ambulantes cadastrados que circulam pela orla também vão ser fiscalizados e devem trabalhar com identificação. Quem infrigir alguma das normas pode ser multado e ter o material recolhido. 
Os fiscais vão trabalhar usando uma camisa amarela para identificação. Quem quiser denunciar alguma irregularidade só precisa procurar um deles. Uma tenda montada em frente ao teatro municipal como base para a fiscalização também vai funcionar 24h para receber queixas.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário