terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cabo Frio é finalista no concurso "As 7 maravilhas da gastronomia do Estado do Rio



Kakaio Paixão: tradição tem reconhecimento 
Serão conhecidos, na noite desta terça-feira, os vencedores do concurso que vai eleger as “7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio”. O concurso busca valorizar e divulgar a gastronomia fluminense, valorizando receitas que colaboram para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e turístico.

O objetivo é eleger delícias que têm a marca registrada da culinária do Estado do Rio, da capital e do interior. Kakaio, do Paixão do Peró, que atua na gastronomia de Cabo Frio há mais de 25 anos, é um dos finalistas.

 O biscoito Globo, famoso nas praias do Rio; o chuvisco de Campos dos Goytacazes; a cachaça de Paraty; o Filé à Oswaldo Aranha; a caipirinha; a feijoada; o Picadinho Carioca; a sardinha feira do Kakaio do Paixão do Peró, entre outras maravilhas estão distribuídas em 7 categorias: “Entradas & Petiscos”, “Refeição”, “Bebidas”,   “Doces e Sobremesas”, “Da Terra”, “Da Água” e “Laticínios”.

 Os produtos foram inicialmente selecionados pelo curador e coordenador do projeto, o jornalista e escritor Chico Júnior. A tradição e os sabores locais foram quesitos considerados por Chico para a escolha de cada concorrente.

 -- Através da culinária, conhecemos os hábitos, a história e a cultura do povo de cada região -- diz Chico Júnior, que é pesquisador da gastronomia regional brasileira e do Estado do Rio e autor do livro “Roteiros do Sabor”.

 O público participou através de votação pela Internet. Os resultados serão conhecidos na noite desta terça-feira no restaurante O Navegador, no Centro do Rio. Mais informações e a lista dos finalistas estão no sitewww.projetomaravilhas.com.br.

Fonte: OGlobo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário