terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Balanço Esportivo desta terça-feira, 31 de dezembro


UM ANO ESPECIAL
Não dá pra dizer que 2013 foi um ano comum. Foi um ano de reconstrução do esporte de Cabo Frio. Um ano de conquistas (desde as pequenas, do dia a dia; até as grandes, de nível estadual e nacional). E um ano para se pensar algumas coisas para 2014.
O esporte da cidade tem muitos talentos. Nos esportes com bola, nos náuticos, nas lutas, atletismo, natação. Campeões estaduais, nacionais, continentais e até mundiais. Mas ainda continuamos todos dependentes quase que exclusivamente do Poder Público.
Cabo Frio tem um Fundo Municipal de Esporte cuja lei foi criada há mais de 10 anos, mas que nunca entrou em atividade efetivamente. A lei de incentivo fiscal também não foi posta em prática. Essas ações, colocadas em vigor, podem aproximar mais a iniciativa privada e os contribuintes comuns dos esportistas como apoiadores.
Esse é um ponto que precisa ser analisado e discutido bem durante 2014.

ADDP CABO FRIO, UM ANO BRILHANTE
Quem termina 2013 com todos os motivos pra comemorar é a galera da ADDP Cabo Frio. O clube, que começou o ano cercado de incertezas, teve a temporada mais vitoriosa em seus quase nove anos de existência. No futsal, entre competições locais, estaduais e nacionais, foram nove competições. A ADDP Cabo Frio terminou o ano com seis títulos e dois vice-campeonatos.
O time principal bateu todos os recordes. Campeão carioca, campeão estadual (vencendo todos os 14 jogos disputados) e vice-campeão da Liga Sudeste (melhor posição de um time do Rio em oito edições do torneio), a ADDP Cabo Frio se colocou como a maior força do futsal fluminense nesta temporada.
O time sub20 não ficou pra trás e teve um segundo semestre igualmente brilhante. Com o enxerto de cinco atletas, foi campeão municipal vencendo todos os jogos e dando ao clube seu sétimo título em oito campeonatos. Ganhou ainda o Municipal sub20 e se sagrou campeão estadual, conquista inédita para o futsal da cidade.
O clube foi ainda campeão municipal no sub17 e vice-campeão municipal no sub15.

SECRETARIA DE ESPORTES É DESTAQUE
Comandada por Alfredo Gonçalves, a secretaria de Esportes de Cabo Frio teve ótimas ações ao longo de 2013. Com poucos dias de atividades, já que a administração municipal assumiu em 1/1, a secretaria implantou o projeto "Agita Forte" nas praias do Forte e em Tamoios.
Depois, uma série de atividades. Não vou lembrar todas. A principal delas foi o projeto socioesportivo "Crescendo com o Esporte", que foi desenvolvido em diversos bairros do município – e que ganhou nova ênfase depois que Dario Monteiro assumiu a coordenação operacional.
A secretaria investiu também na independência das ligas esportivas, se colocando como parceira e não como interventora; trouxe à cidade as seleções de futsal (masculino), de vôlei (masculino), de futebol (feminino sub20) e de handebol (feminino). O handebol, aliás, acabou voltando à cidade com as finais da Liga Nacional. E a seleção feminina de handebol, campeã mundial este mês, deve voltar a Cabo Frio em 2014.

ENQUANTO TODOS DESCANSAM, A CABOFRIENSE TRABALHA
Para a galera da Cabofriense, o fim do ano vem sendo de ralação total. Enquanto as demais modalidades entram em férias, o Tricolor Praiano continua trabalhando, já que faltam apenas três semanas para começar o Campeonato Estadual.
No domingo, a Cabofriense foi a Sampaio Corrêa enfrentar o time local. Empate em 0 a 0 no primeiro jogo-treino sob o comando do treinador Alexandre Barroso.
Sem poder utilizar o Correão para treinar, a Cabofriense continuará trabalhando com treinos no CT de São Jacinto e em campos espalhados pela região. Todo elenco ganhou folga para as festas de fim de ano e, se reapresenta dia 2 de janeiro para reta final de sua pré-temporada.
A comissão técnica está agendando para o inicio do ano mais três amistosos antes da estreia no estadual, dia 19 de janeiro, contra o Macaé.

CRAQUES EM FÉRIAS
Fim de ano e a boleirada vem para Cabo Frio recarregar as energias. Além dos "locais", como Leandro Euzébio, Daniel Tijolo, André e Fernando Bob, outros jogadores viraram figurinhas fáceis nas cidades da região.
Felipe, goleiro do Flamengo, trouxe a família e já tirou fotos com meio mundo. O zagueiro Dedé, do Cruzeiro, também esteve na cidade no final de semana. Ibson não é cabofriense, mas já é local: sempre que pode, está por aqui. André trouxe Bernardo a tiracolo. E por aí vai.

DESAFIO BENEFICENTE
Por falar em Felipe, ele foi uma das atrações do Desafio Solidário das Estrelas este ano. O jogo entre Amigos do Ibson x Amigos do Leandro Euzébio aconteceu no dia 26, no ginásio Alfredo Barreto, e o camisa 1 do Flamengo foi jogar na linha. Não fez feio, fez até gol.
O Desafio Solidário das Estrelas teve sua quarta edição brilhantemente executada pela dupla Rodrigão Barreto e Gugu Paixão.

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS
Neste final de ano, tenho que fazer agradecimentos especiais ao presidente da ADDP, Armando Mariosa; ao coordenador Flávio Rebel; ao técnico do time adulto, Cupim; ao meu amigo, atleta e auxiliar-técnico Marcelinho Antunes; e a todos os jogadores que passaram pelo sub20 do clube em 2013. Conquistamos três títulos no ano – incluindo o polêmico, mas igualmente comemorado Estadual – e isso tudo é fruto do trabalho e esforço coletivo. Obrigado por tudo. Se Deus quiser, estaremos juntos em 2014.

Forte abraço a todos! Que vocês tenham todos um ótimo 2014, de saúde, paz e conquistas. À amiga Renata Cristiane, obrigado pela oportunidade. Até sábado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário