terça-feira, 12 de novembro de 2013

Prefeitura Aldeense apresentam projeto para a Orla Beato Anchieta




Fotos Pierre Sampaio
 
A Prefeitura de São Pedro da Aldeia apresentou, em parceria com o Governo do Estado, o projeto executivo para a Orla Beato Anchieta, em São Pedro da Aldeia. Com a presença do Prefeito Cláudio Chumbinho, da primeira-dama Ester Marques, do vice- prefeito Iédio Rosa,  do secretariado municipal e dos vereadores aldeenses, a demonstração do projeto destacou os pontos para atender a população, o tema de urbanização, o tratamento paisagístico e urbano nas vias que dão acesso a orla e o detalhamento e desenvolvimento da estrutura necessária. O Deputado Estadual e líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa, André Corrêa, representou o Estado, na apresentação do projeto, que foi realizada no gabinete do prefeito. O Subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, foi o responsável por demonstrar o projeto criado.   De acordo com o cronograma desenvolvido pelo Governo do Estado, as obras devem iniciar no dia 25 de fevereiro, com o prazo de execução de onze meses.
De acordo com o Prefeito Cláudio Chumbinho, a parceria do município com o Governo do Estado, está realizando um sonho para São Pedro da Aldeia.
“ Estamos iniciando a primeira etapa desse grande projeto, que é a obra da Praia do Centro. Cada detalhe foi estudado atendendo as leis ambientais, obedecendo a estrutura da nossa cidade e pensando na população como um todo. Eu agradeço ao Deputado André Corrêa e a parceria com o Governo do Estado, que vai possibilitar a realização desse sonho de todos aldeenses e das pessoas que moram em São Pedro da Aldeia”, afirmou Cláudio Chumbinho.

O projeto que será realizado pelo Governo do Estado, será executado com verbas de financiamento e também do  Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). As obras serão divididas em duas etapas, a construção da Orla Beato Anchieta, que seguirá da Praça Hermogenes Freire da Costa até a Travessa Getúlio Vargas, ao lado do cemitério e a segunda etapa do cronograma, que contemplará a cidade com 1600 metros de calçadão, da Praia do Centro até a área que abrigará a Marina Pública.
Para a elaboração do projeto, a equipe do Governo do Estado definiu pontos para atender a população. Sendo eles, a criação de um atrativo turístico central na cidade, a promoção da área de integração, a consolidação de áreas de lazer e cultura, promovendo o turismo de praia e a valorização dos portais da orla, destacando os símbolos de valores materiais e imateriais do município.

 Respeitando as normas ambientais e culturais, o projeto da Orla Beato Anchieta prevê ainda a instalação de uma estação de tratamento de esgoto, que é uma exigência do órgão que financia o projeto. As vias que dão acesso a Orla, receberão tratamento urbano e paisagístico.
Deputado André Corrêa e Chumbinho
De acordo com o Deputado André Corrêa, São Pedro da Aldeia está tendo um ano de muito trabalho e o município está ganhando com a parceria entre a cidade e o Governo do Estado.

 “Fico muito feliz de mais uma vez estar em São Pedro da Aldeia para trazer boas notícias, tenho carinho especial, pois passei uma ótima fase da minha vida nessa cidade. Tive a felicidade de conhecer o Prefeito Cláudio Chumbinho e tão logo identifiquei a pessoa que merecia sua chance de governar.  Fico muito feliz de ver as coisas acontecendo e tomando um rumo. Como costumo falar na política temos que ter duas operações na cabeça, somar e multiplicar, quem opta por dividir e subtrair não pode ganhar.  É um ano de trabalho e São Pedro da Aldeia tem um coração grande para abrigar  a todos. Fizemos muitas avaliações através de pesquisas e o governo do Prefeito Cláudio Chumbinho é um dos três mais bem avaliados do Estado, o que é fruto de um trabalho modelo”, afirmou o Deputado.
Segundo o vice-prefeito Iédio Rosa, as obras realizadas em São Pedro da Aldeia, com a parceria do governo do Estado tem trazido melhorias para a cidade.

 “Nossa equipe está fazendo um trabalho maravilhoso, todas fazendo obras, seja na parte social, nas ações imateriais e físicas. Mas existem obras que atraem a população, chamam a atenção, que são obras como essa da Orla da Lagoa e o Asfalto na Porta, que não podem faltar na nossa cidade. Em nome do município ficamos muito gratos”, afirmou Iédio.
Um dos autores do projeto que atenderá São Pedro da Aldeia, o Subsecretário de Urbanismo Regional e Metropolitano, Vicente Loureiro, agradeceu a parceria do Prefeito Cláudio Chumbinho, no ajustamento do Projeto e elogiou a vontade de buscar investimentos para o município.

 “Gostaria de agradecer ao Deputado André Corrêa, que tem sido um guerreiro e levou o Prefeito Cláudio Chumbinho até nós, para dar sugestões e para o ajustamento do projeto. O cronograma é resultado do que celebramos junto ao Prefeito e ao Deputado. O projeto está dentro das limitações ambientais, que respeitamos para definir o que pode ser feito. Até 10 de dezembro, vamos abrir a licitação e a previsão da entrega dos projetos é para 15 de dezembro de 2013. Percebemos que o Prodetur  atinge três polos e na Região dos lagos, São Pedro da Aldeia não tinha sido contemplado. É uma cidade que precisa de uma atenção para potencializar as áreas com vocação turística”, afirmou o subsecretário.
A Orla Beato Anchieta destacará os portais da parte inferior, próximo a Lagoa e os superiores, paralelos ao Centro Histórico da cidade. Objeto de tombamento pelo  Instituto Estadual do Patrimônio Cultural  (Inepac), os portais contam parcelas da história aldeense, como a formação jesuítica da cidade. A urbanização, pelo qual o espaço passará, seguirá o tema histórico, através das ações paisagísticas e arquitetônicas.

 Visando a exploração dos esportes náuticos, um píer será instalado, com pontos de partida para barcos. Quiosques, parquinhos infantis, bancos e iluminação cenográfica também estão previstos no projeto. Além disso, toda a fiação aérea será transformada em fiação subterrânea. 


A segunda parte do projeto, consiste em um calçadão de 1600 metros, dando continuidade ao calçamento de pedras portuguesas, já instalado na cidade. Em toda extensão, o calçadão terá a largura mínima de 4m² e seguirá do início da Praia do Centro, até o terreno onde será localizada a Marina Pública. Afim de oferecer um trajeto seguro e diversificado, serão colocadas rampas de acessibilidade, mobiliários, bicicletários, locais de paisagismos, com árvores e coqueiros e iluminação adequada. Três quiosques acoplados com mesa serão instalados no início, meio e fim do calçamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário