sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Bombeiros, Defesa Civil e Petrobrás realizam simulados na Semana de Redução Riscos e Desastres na Região dos Lagos





Atividade integra a programação da Semana de Redução de Riscos de Desastres



O 18° Grupamento de Bombeiros Militar, em Cabo Frio, realiza um exercício simulado que possibilitará a análise do tempo de saída de todas as pessoas do campus da Universidade Veiga de Almeida, as principais rotas de fuga, entre outras medidas de segurança. A atividade acontece nesta sexta-feira, 29 de novembro, Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres, pontualmente às 10 horas da manhã. Toda a ação será acompanhada de perto por cerca de 15 bombeiros e dois engenheiros, especialistas em segurança do trabalho. 

Para o diretor geral do campus, professor Ronaldo Piloto, a parceria com o Corpo de Bombeiros acontece em momento oportuno, dando início a construção de um processo que visa melhorar ainda mais a segurança de toda a comunidade acadêmica. “A rotina fluirá normalmente na sexta-feira e todas as atividades previstas, inclusive provas, serão mantidas”, informou, solicitando a colaboração de alunos, professores e funcionários para que o exercício ocorra da maneira tranquila.

Resiliência
A Semana de Redução de Riscos de Desastres é realizada no estado do Rio de Janeiro desde 2012, coordenada pela Secretaria Estadual de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar, tendo como objetivo implantar uma cultura de prevenção entre a população fluminense. O “Dia D” acontece em 29 de novembro e, este ano, tem como foco contribuir com a campanha mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol da construção de cidades mais resilientes.

Petrobrás simula derramamento de petróleo
A Petrobras também faz uma simulação de desastre, que acontecerá na Bacia de Campos, nos dias 04 e 05 de dezembro. Será um simulado de grande porte com vazamento de óleo, a partir das 7h, que deverá despejar 24.500 m3 de petróleo. Haverá um toque de 128h de trabalho. Um petroleiro terá seu casco rompido propositalmente e o seu derramamento durará 6h de despejo de óleo. O objetivo é garantir com esse teste a proteção das ilhas da Costa do Sol e canal do Itajurú 
Especialista na área de fauna farão também  o monitoramento aéreo e marinho do cenário em Cabo Frio, através de um avião vindo da Inglaterra especializado em disperçante químico.

Vários orgãos estão envolvidos como Petrobras, Marinha do Brasil, Agência Nacional de Petróleo, IBAMA, prefeitura de Cabo Frio, Defesa Civil, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Guarda Marítima e Ambiental entre outros.

A Guarda Municipal vai interditar e Isolar a área por vota das 5h do dia 5, do último portão do Iate Club até o mirante do Forte.


Equipes de resgate aldeenses terão capacitação em salvamento aquático

Dando continuidade ao treinamento dos profissionais que vão compor as equipes de resgate do município, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, através da Secretaria de Saúde, inicia, na próxima terça-feira (03), a capacitação em salvamento aquático e resgate ao afogado, que será divida em aulas teóricas e práticas em piscina e praia. Os alunos, entre eles enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas, já passaram pela primeira avaliação escrita, onde puderam testar os conhecimentos adquiridos e esclarecer dúvidas sobre os diversos modelos de atendimento pré-hospitalar a vítimas de acidentes. O treinamento das equipes também vai incluir curso de Ordem Unida, praticado por forças militares.

Para a aplicação da primeira avaliação teórica do treinamento, a Secretaria firmou uma parceria com um condomínio do bairro Boa Vista para uso do espaço físico da academia de ginástica do estabelecimento. Na ocasião, o enfermeiro Marcus Paraguassu, um dos coordenadores do curso, fez a correção pontual das questões objetivas, aproveitando o momento para esclarecer dúvidas. Ao término, Paraguassu destacou o empenho e a dedicação dos futuros socorristas.
“Tivemos excelentes notas nesse primeiro teste e estamos felizes de ver o comprometimento do grupo com o treinamento, a vontade e em dar o melhor e desempenhar uma assistência diferenciada à vítima, tornando possível o aumento da sobrevida dela e minimizando os danos da lesão sofrida. Mesmo após inaugurado o serviço, a avaliação e a capacitação dos profissionais será contínua e permanente. A intenção é gerar multiplicadores”, destacou o enfermeiro, especializado em ITLS Avançado, um curso de chancela internacional de suporte básico de vida ao paciente com trauma.
Já na próxima terça-feira (03), o enfermeiro Dieimes Peixoto, que também coordena o curso, dará início às aulas teóricas de salvamento aquático e resgate ao afogado, que prevê aulas práticas em praia e piscina. “Entendemos que é de suma importância a capacitação para o suporte básico de vida ao afogado, tendo em vista que vivemos em uma cidade praiana, que também é destino de muitos turistas na alta temporada”, lembrou Dieimes, que ministrou aulas teóricas e práticas no período da manhã, acompanhado do coordenador médico do serviço de resgate aldeense, Dailton Mendes Pedroso.
Segundo Dieimes, ao término de todo o treinamento, os profissionais passarão por uma avaliação final, contendo todo o conteúdo teórico e prático dado. “Estamos realizando testes específicos para avaliar e pontuar o desempenho de cada um e, ao final, todas as notas serão somadas à pontuação da avaliação final, que vai conter todo o conteúdo repassado ao longo do curso. O objetivo é que nós possamos estar pesando não somente o desempenho na prova teórica, mas o comprometimento do aluno com o curso, sua evolução ao longo do treinamento, conhecimentos técnicos, científicos e práticos adquiridos”, ressaltou.

Após a formação das equipes de resgate, todos os profissionais receberão diploma, uniforme e carteirinha de identificação. Ao todo, serão formadas sete equipes, que ficarão baseadas no Pronto-Socorro Municipal de segunda a domingo em sistema de plantão. Inicialmente, cada equipe será composta por um enfermeiro, um técnico em enfermagem e um motorista, com apoio de um ortopedista e um cirurgião. As equipes vão trabalhar em integração ao Corpo de Bombeiros e à Guarda Municipal, prestando socorro a vítimas de acidentes em toda a extensão do município, como em vias públicas, escolas e casas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário