segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Búzios primeira cidade a transformar esgoto em água potável no Rio de Janeiro


Foi inaugurada nesta manhã de segunda-feira (11), a primeira Estação de Tratamento de Água de Reuso (ETAR) no setor do saneamento básico com nível terciário do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolvida pela Prolagos, e implantada em parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura de Búzios, a estação, que já funciona em fase de pré-operação, é uma iniciativa pioneira de sustentabilidade e representa o estágio máximo de tratamento de esgoto.

O prefeito buziano Dr André Granado chamou a iniciativa de marco na história da Região dos Lagos:

- Eu como médico e gestor público considero o investimento em saneamento básico e tratamento de esgoto como prioridade, aliás, é o primeiro passo quando o assunto é saúde pública. A inauguração desta estação é sem dúvida um marco na história de Búzios e toda região - destaca o prefeito.

O presidente da Prolagos, Carlos Roma Jr falou com entusiamos sobre a estação. E lembrou que a água produzida serviria até mesmo para consumo humano:

- A legislação brasileira não permite o uso da água para beber, mas eu mesmo já bebi e posso afirmar que é muito boa. Vamos usar neste primeiro momento para regar a grama do Golf Clube de Búzios que exige uma água de boa qualidade. Mas nosso objetivo é o reaproveitamento desta água para afazeres domésticos como descarga, limpeza entre outras - explicou Roma.

Com capacidade para produzir mais de dois milhões de litros de água de reuso por mês, a ETAR, além de sustentável, gera outros benefícios ambientais, como a diminuição do consumo dos recursos hídricos naturais e a redução do volume do efluente (esgoto tratado) lançado no meio ambiente. Conforme legislação ambiental, a água de reuso deve ser utilizada na irrigação de jardins, em indústrias e outros fins secundários, ou seja, não pode ser destinada para o consumo humano.

Prefeito e Roma conversam com presidente do Golf Clube

Nenhum comentário:

Postar um comentário