terça-feira, 2 de julho de 2013

Mães apreensivas pressionam por vacina contra meningite, em Cabo Frio

Mães, pais e responsáveis por criancas que estudam na escola municipal Paulo Burle, se mobilizaram nesta manhã de terça-feira (2), para pressionar o município de Cabo Frio a vacinar contra meningite. 

Na última sexta-feira,  uma menina de oito anos morreu com suspeita da doença,  embora,  exames preliminares deram negativo.

Segundo Maria Rita,  mãe de um menino de 10 anos que estuda na unidade, o desejo é que o filho seja imunizado:

- Meu filho não quer mais vir para escola. Estamos com medo. Queremos uma posição mais certa da prefeitura -  disse ela que está com muitas dúvidas.

A diretora Jaqueline Carvalho também demonstrou preocupação e dúvidas: 

- Todos estão aprensivos, mas estamos diariamente em contato com secretaria de Saúde obedecendo às determinações -  explicou ela lembrando que a escola está fechada, mas há expediente interno.  "A escola vai ser higienizada hoje" -  ressaltou a diretora.

Secretaria de Saúde apresentou resultado do exame que deu negativo.  Segundo Izabel Machado, a principal autoridade de infectologia na cidade, não há necessidade de vacinar estudantes do Paulo Burle, pois ela não acredita que a menina tenha sido vítima da meningite:

- O ciclo da meningite é de 8 horas. Se fosse mesmo, outras crianças já teriam morrido também -  explica

Izabel ressaltou que na proxima quinta-feira a secretaria de Saúde vai à escola conversar com pais após emissão do último exame para redimir insegurança. Na ocasião vai palestrar orientando sobre a doença e outras dúvidas. Para ela, a pequena Luana foi acometida de numa infeção generalizada tão grave quanto meningite, mas sem os perigos de transmissão da mesma.

- Não é motivo de pânico.  E não adianta se vacinar em particular porque a vacina deve ser indicada a cada tipo de meningite,  já que existem variantes da enfermidade -  esclareceu Izabel Machado.

2 comentários:

  1. não é motivo para panico por causa da meningite? se os resultados deram que a menina morreu de uma infecççao generaizada seria bom saber que tipo de bacteria levou a isso para não haver mais contaminações....esse pessoal que se dizem ser infectologistas cobrem um erro com outro erro...absurdo essa saude publica brasileira....tem que ir para rua mesmo e lutar por um país melhor!!!!

    ResponderExcluir
  2. em nenhum momento foi dito que tihna sido infecção generalizadao que se sabe é suspeita de meningite embora ter dado negativo e é motivo de panico sim , pois não é seu filho que estuda lá tá é o meu e tenho certeza que vão abafar.

    ResponderExcluir